Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Direção da FGTAS visita a X Artesul

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, visitou a Artesul, nesta segunda-feira, 16 de dezembro. Também acompanharam a visita o diretor-técnico, Carlos Eduardo Prestes; a diretora administrativa, Mirian Fonseca; e os assessores, Vilmar Gomes, Christian Kuhn e Cristiano Lucas.

A X Feira de Artesanato – Artesul conta com opções criativas e originais para presentear neste Natal. A feira iniciou na última segunda-feira, 16 de dezembro, e segue até o sábado, 21 de dezembro, das 9h às 19h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. O evento é promovido pela FGTAS, por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).

Ao todo, 121 artesãos de 35 municípios gaúchos expõem e comercializam seus produtos em 69 estandes. São vendidas na feira cuias, facas, balaios, cestas de taquara, artigos em couro, tecido, crochê, tricô, madeira e produtos confeccionados com fibras naturais, como trigo, milho e palha de butiá, além de bambu e outros elementos típicos regionais.

Os artesãos foram selecionados por meio de edital. Eles participaram do processo de triagem realizado pela Comissão de Avaliação e Triagem, que analisou os seguintes itens: aplicação da técnica e qualidade do produto final, estética, associação à cultura local, destaque técnico e ineditismo e diversidade.

Participam da feira artesãos dos municípios de: Alvorada, Ametista do Sul, Bagé, Barra do Ribeiro, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Imbé, Lajeado, Lindolfo Collor, Maquiné, Mariana Pimentel, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Passo do Sobrado, Portão, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Torres, Tramandaí e Viamão.

Em 2023, foram comercializadas, na Artesul, 7.972 peças, que somaram R$ 345.881,00. A feira consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. O evento objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Texto e fotos: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social