Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Assistência Social
Início do conteúdo

STAS e FGTAS lançam a 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS

Publicação:

Divulgação
Divulgação

Está no ar a 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS (http://www.artesanatogaucho.rs.gov.br/). O evento conta com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens. È uma promoção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

O blog dispõe de ampla variedade de peças de amigurumi, quadros, artigos em couro, cutelaria, bombas de prata, cuias, bolsas (patchwork, crochê, couro), bonecas, conjunto de roupa para bebê, guirlandas, jogos (de toalhas, lençóis, cozinha, americano, banheiro), mandalas, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, “a feira virtual objetiva divulgar o trabalho e as peças de alta qualidade confeccionadas pelos artesãos gaúchos, de modo a promover a aproximação dos artesãos com os consumidores”.

A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS segue até o dia 26 de dezembro de 2020 e está dividida em quatro campanhas: Tradição Gaúcha, Dia das Crianças, Dia da Consciência Negra e Festejo Natalino. Confira, a seguir, os períodos de inscrição das próximas campanha:

- Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro de 2020);

- Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro de 2020);

- Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020).

Os artesãos poderão inscrever-se nas quatro campanhas, independente de já terem sido selecionados ou não, desde que cadastrem um produto novo/diferente em cada campanha. O evento engloba, ainda, atividades de capacitação e de orientação. A programação completa está disponível no blog.

Campanha Dia das Crianças está com inscrições abertas

As inscrições gratuitas para a campanha de Dia das Crianças seguem abertas até o dia 27 de setembro. Poderão se inscrever na exposição virtual os artesãos que possuírem Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade. Profissionais que necessitarem renovar sua Carteira de Artesão poderão fazê-lo através do blog. Somente serão aceitas inscrições para exposição de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam na Carteira de Artesão. Para expor na feira, é necessário preencher o formulário de inscrição presente no portal - www.artesanatogaucho.rs.gov.br - e as informações sobre os produtos, além de anexar as imagens das peças artesanais que participarão do evento. Confira a íntegra do edital no blog.

Concursos

Artesãos que cadastram produtos relacionados aos temas das campanhas também podem inscrever seus produtos nos Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho. Nesta primeira edição, concorrem as peças relacionadas à campanha Tradição Gaúcha, expostas na página do concurso no Facebook: http://bit.ly/expoargs2020.

Conforme o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis Costa, os concursos possuem avaliações populares e técnicas. A avaliação popular considera a representatividade cultural e popular dos artesãos nas regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul, através da mensuração dos números de acesso/visualização, compartilhamento e curtidas nas redes sociais. Já avaliação técnica é realizada por uma comissão composta por técnicos atuantes no segmento do artesanato. O edital do concurso está disponível no site.

Sobre a 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS

O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho que foi cancelada devido à pandemia e era realizada anualmente pela FGTAS, através do PGA, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no blog: http://www.artesanatogaucho.rs.gov.br/.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

 

 

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social