Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Assistência Social
Início do conteúdo

Renovação da Carteira de Artesão PGA

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, por intermédio do Programa Gaúcho do Artesanato – PGA, disponibiliza a ferramenta de renovação da Carteira Estadual de Artesão. O recurso eletrônico disponibilizado será aplicado somente para renovação simples, ou seja, sem a adição de matéria prima na carteira.

A iniciativa está em consonância com a proposta de informatização do processo de emissão da Carteira de Artesão, e, diante das restrições apresentadas pela pandemia, lançamos antecipadamente a possibilidade da simples renovação.

Para a renovação de carteira com a adição da matéria prima, ou primeira via da Carteira de Artesão, o artesão deverá requerer mediante o agendamento com a unidade de atendimento de seu município, mediante a aplicação do teste de habilidade.

Consulte o endereço das agências FGTAS/SINE.

Você, artesão(ã), que deseja realizar a simples renovação de validade da Carteira de Artesão deverá recolher o valor do serviço de emissão, exceto para situações de isenção.

Efetue o recolhimento prévio, pois o comprovante de pagamento deverá ser encaminhado juntamente com o preenchimento deste formulário, bem como, foto atualizada, cópia RG e CPF, cópia comprovante de residência e cópia da carteira de artesão atual, na forma de arquivo digitalizado.

Acesse orientações de preenchimento da Guia de Recolhimento Eletrônico.

Renove sua carteira agora com o preenchimento do formulário abaixo:

Digite apenas o números da sua carteira PGA

Informe seu nome completo, conforme carteira atual.

Selecione a Agência FGTAS/SINE para retirar a Carteira PGA

Inclua aqui observações.

Anexar os seguintes documentos digitalizados: Foto 3x4, RG, CPF, comprovante de residência atualizado, carteira de artesão atual e comprovante de recolhimento da taxa.
Observação: a carteira de artesão física será encaminhada posteriormente, no entanto será disponibilizado por email a imagem da nova carteira do artesão. A carteira de artesão em formato físico será encaminhada para a Agência FGTAS/SINE indicada no formulário.

Máximo de 10 arquivos de até 7MB cada.
Formatos permitidos:
- Documentos (doc,docx,txt,rtf,odt)
- Imagens (gif,jpg,jpeg,png)
- PDF (pdf)

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social