Solidariedade marca evento de encerramento anual de atividades do Programa Gaúcho do Artesanato
Publicação:

Crianças em situação de vulnerabilidade social receberão brinquedos pedagógicos artesanais como jogo da velha, cinco marias, dominó, naninhas e bonecas doados pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), nesta terça-feira, 17 de dezembro, em 15 municípios gaúchos. Na capital, a entrega das doações da Corrente do Bem foi realizada durante o evento de encerramento anual de atividades da Casa do Artesão que contou com a presença dos diretores presidente, Rogério Grade, e técnico da FGTAS, Darci Cunha.
Na ocasião, foi realizada a entrega de certificados para os 164 alunos concluintes dos cinco cursos de artesanato oferecidos na Casa de Porto Alegre: Entalhe em Madeira, Tecido Patchwork, Tecelagem, Bichos e Bonecos e Pintura em Tela.
Na abertura do evento, a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Garcia, agradeceu aos servidores do Programa pelo trabalho realizado durante o ano e a colaboração dos voluntários para a produção das peças artesanais doadas.
Na capital, foram doados 250 brinquedos pedagógicos de feltro e naninhas para a creche que atende 100 crianças da vila No Limite e 300 tulipas para a Kinder - Centro de Integração da Criança Especial. A Kinder é uma Organização da Sociedade Civil, que tem caráter assistencial e atuação na região Metropolitana de Porto Alegre. Desde 1988, presta serviços de educação especial e reabilitação para bebês, crianças e jovens deficientes múltiplos, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando inclusão social. A instituição atende, atualmente, cerca de 250 crianças e jovens, com idades entre 0 e 24 anos.
Ao todo, a produção de brinquedos para a ação denominada Corrente do Bem contou com o trabalho voluntário de artesãos de Santiago, Venâncio Aires, Canoas, Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Camaquã, Lajeado, Glorinha, Capão da Canoa, Cacequi, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Vacaria.

As 18 artesãs da Casa do Artesão de Santiago, por exemplo, produziram 130 bonecas e naninhas para a Creche Mãe Ida. Para o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Santiago, Bruno Bertoldo de Melo, a ação “resgata o verdadeiro espírito natalino de solidariedade ao presentear crianças carentes que, provavelmente, não ganhariam um brinquedo e ficariam frustradas nessa época do ano”.
De acordo com o técnico, João Batista Borges, a Creche Mãe Ida fica no Centro Social Urbano e é a primeira da cidade. A escolha deve-se ao fato de atender à população dos bairros mais carentes do município. “A ação envolveu um sentimento de partilha, solidariedade, união, parceria, amor e de que unidos podemos fazer acontecer. Todas as voluntárias são pessoas altamente ocupadas com suas atividades, doaram o material para a confecção das peças e dedicaram o seu tempo para executar o projeto. Foi um trabalho solidário, que mobilizou todo o grupo em mutirões, que reuniram muita alegria, troca de experiências e partilha, uma verdadeira festa em prol da Corrente do Bem”, destacou.

Já em Canoas, 27 artesãs produziram 60 bonecas, almofadas e jogos para a Associação Comunitária Criança Feliz. Segunda a artesã Reni Chaves, a associação é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2001, que desenvolve projetos socioeducativos para um público de 60 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, no turno inverso ao da escola.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.