Hub Rio Grande do Sul é apresentado para empregadores
Publicação:
Nesta terça-feira, 18 de novembro, o diretor-presidente, José Scorsatto, e o diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Carlos Eduardo Prestes, coordenaram a reunião virtual de apresentação do Hub Rio Grande do Sul para empregadores. Também participaram da agenda os assessores, Vilmar Gomes e Thiago Gomes.
A FGTAS é a organização líder do Hub Rio Grande do Sul do Fórum Empresas com Refugiados, que objetiva impulsionar a contratação e a qualificação de pessoas refugiadas e migrantes, promovendo um espaço de articulação, colaboração e troca de boas práticas. Responsável por coordenar as ações locais e a agenda do Hub, a FGTAS atua como facilitadora no processo de adesão de novas empresas, além de fornecer suporte à implementação de melhores práticas e engajar os membros, assegurando a participação ativa e constante de todas as partes.
O Hub Rio Grande do Sul envolve uma rede colaborativa, que conta com a participação de empresas de diferentes portes e setores, comprometidas em adotar e ampliar boas práticas de inclusão. Oferece capacitação a gestores e equipes de recursos humanos, de modo a facilitar o acesso a informações e impulsionar práticas inclusivas em todo o estado. A participação é voluntária, gratuita e aberta aos interessados em contratar ou apoiar profissionais refugiados e migrantes. A manifestação de interesse pode ser realizada por meio do preenchimento do formulário disponível no site: https://www.empresascomrefugiados.com.br/hub-rs
O Rio Grande do Sul é o terceiro estado a criar um Hub. O primeiro foi o Amazonas, em 2025, seguido pelo Paraná. A meta é que outros estados também implementem seus próprios hubs locais, estimulando o fortalecimento de redes regionais e o avanço da integração socioeconômica de pessoas refugiadas em todo o Brasil.
Sobre o Fórum Empresas com Refugiados
Criado em 2019, o Fórum Empresas com Refugiados é uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global - Rede Brasil. É formado por mais de 150 empresas e outros tipos de organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. O Fórum visa promover a troca de experiências entre empresas, ações de capacitação e sensibilização para a contratação e/ou inclusão de pessoas refugiadas, assim como divulgação de guias, cartilhas e outros materiais informativos. Saiba mais em: empresascomrefugiados.com.br/forum.
Sobre a ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.
