Reunião da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS foi realizada na FGTAS nesta quarta-feira
Publicação:
A Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE/RS) se reuniu, na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A reunião foi presidida pelo representante da FIERGS, Joni Alberto Matte.
Na reunião, também foram apresentados os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) de maio. Apresentada pelas técnicas Iracema Castelo Branco (FEE) e Virginia Donoso, a pesquisa mostrou que a taxa de desemprego total apresentou relativa estabilidade em maio de 2017. O índice passou de 11,3% em abril para 11,1% da População Economicamente Ativa (PEA) em maio. O número total de desempregados foi estimado em 200 mil pessoas, no período, o que representa um decréscimo de 3 mil em relação ao mês anterior.
A PED-RMPA é desenvolvida pela FGTAS, em parceria com a Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Seade de São Paulo. Conta com apoio do Ministério do Trabalho e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O diretor do Departamento do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Denoir Silva, colocou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido na comissão que atua na Agenda do Trabalho Decente do RS. Informou que em breve aos membros da Comissão terão acesso aos dados que estão sendo sistematizados. Também convidou os representantes da Comissão para participar de um evento, ainda sem data definida, onde será apresentado o documento que esta sendo elaborado pelos participantes da Agenda.
A reunião também contou com a presença de representantes da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/RS); Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, UGT, Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores, CUT, Federação das Associações de Jovens Empreendedores do Rio Grande do Sul (Fajers), Federação das Empresas de Transportes de Carga do RS (Fetransul), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) .