Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Qualificação profissional é pauta de reunião da Comissão Estadual de Emprego

Publicação:

Conselheiros da CTPE reuniram-se na sede da FGTAS.
Qualificação profissional é pauta de reunião da Comissão Estadual de Emprego

A Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do Estado do Rio Grande do Sul (CTPE/RS), presidida por Marice Guidugli (representante da Fecomércio), reuniu-se nesta quarta-feira (14), na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). A formação e a qualificação profissional foram os principais focos da Comissão, que tem a finalidade de propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas de emprego, principalmente as financiadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Na oportunidade, o presidente da FGTAS, Heitor Gularte, apresentou aos membros das bancadas dos trabalhadores, dos empregadores e governamental o programa ProJovem Trabalhador- Juventude Cidadã, que prevê a qualificação de 5 mil jovens, em 26 municípios gaúchos com mais de 30 mil habitantes: Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Canguçu, Canoas, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Torres, Uruguaiana e Viamão.

O público alvo do programa, a ser executado pela FGTAS, são jovens de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capta de até um salário mínimo. Para participar do ProJovem é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou ensino médio. O período de inscrições para a qualificação, nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços, entre outras, será divulgado por meio dos veículos de comunicação. O custo total de R$ 9.297.749,00 conta com 80% dos recursos do Ministério do Trabalho e o restante, do Governo do Estado.

A conselheira pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Márcia Melo da Silveira, fez uma apresentação da ação das 30 coordenadorias regionais existentes e das escolas (incluindo públicas, privadas e de outras entidades) que desenvolvem cursos técnicos no Rio Grande do Sul. Ao finalizar a reunião, a presidente da CTPE falou sobre a primeira Conferência Regional Preparatória para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Rio Grande do Sul (I CEETD), que aconteceu ontem (13), em Caxias do Sul. Ela também informou aos conselheiros que a data I CEETD foi alterada para os dias 31 de outubro e 01 de novembro, em Porto Alegre.

Participaram da reunião, os conselheiros que representam os seguintes órgãos e entidades: Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Sec/Suepro, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RS, Força Sindical, CUT, CAT/UGT, Nova Central, Farsul, Fetransul, Fiergs e Fecomércio

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social