Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Projeto Transformando Vidas

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 05 at 13 31 59
Divulgação

No Rio Grande do Sul, cerca de 42 mil pessoas estão em sistema carcerário, e aproximadamente 12 mil delas trabalham, o que representa cerca de 29% da população carcerária. Esse percentual, relativamente baixo, ressalta a necessidade de desenvolver projetos que ampliem as oportunidades de trabalho para os presos, promovendo a inclusão social e diminuindo a reincidência. 

O projeto “Transformando Vidas”, uma iniciativa conjunta entre a Agência FGTAS/Sine de Santo Ângelo e a Polícia Penal, visa integrar educação e cidadania, qualificando e empoderando homens e mulheres para o mercado de trabalho. O projeto oferece acesso ampliado a informações sobre empregabilidade e é destinado às pessoas privadas de liberdade recolhidas no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 3ª Região Penitenciária que abrange as Varas de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Cerro Largo, Santo Cristo, São Luiz Gonzaga e Três Passos. 

O evento realizado ontem (04/07), no auditório do Centro de Cultura Santo Ângelo, reuniu em torno 40 convidados representantes de entidades e autoridades municipais. Foram realizadas palestras nos seguintes temas: Serviços, Empregabilidade e Oportunidades (Agência FGTAS/Sine), Power Skills (Habilidades Poderosas) (SENAC), O Perfil Profissional Desejado no Mercado de Trabalho Local (Sindilojas) e as oficinas de: Currículos (Uniasselvi), Empreendedorismo e Inovação (Sala de Inovação) e Mural de Oportunidades e Qualificação (Agência FGTAS/Sine). 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social