Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS realiza reuniões com representantes do poder público municipal e empresários de Vacaria

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Marcos Lima, e o coordenador do Escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no RS, Iurqui Pinheiro da Rocha, participam de reuniões, em Vacaria, nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de dezembro.

O objetivo da agenda é divulgar a parceria estabelecida entre as instituições e promover a inserção dos migrantes e refugiados no mercado de trabalho.

Nesta terça-feira, 20 de dezembro, o diretor-presidente e o coordenador da OIM reuniram-se com o vice-prefeito de Vacaria, Marcelo Dondé, e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Valdemir de Oliveira, no turno da manhã. Já, no turno da tarde, reuniram-se com representantes da CDL, do Sicredi e da Pastoral do Migrante, além do vereador Fernando Cechinato e de representante do gabinete da vereadora Selmari da Silva.

Durante as reuniões, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela FGTAS em parceria com a OIM, como, por exemplo, o dia de atendimento multilíngue nas Agências FGTAS/Sine, dirigido aos migrantes e refugiados que buscam o serviço de intermediação de mão de obra.

Também foi apresentado o projeto Oportunidades - Integração no Brasil da OIM, que visa impulsionar a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil. Envolve ações de acesso ao mercado de trabalho, cursos de português, capacitação profissional e fomento ao empreendedorismo. É implementado em parceria com o setor público, setor privado, agências da ONU migrantes e sociedades de acolhida.

Na última segunda-feira, 19 de dezembro, o diretor-presidente e o coordenador da OIM foram recebidos pela presidente do Centro de Integração e Desenvolvimento Nossa Senhora das Graças (Ceidec), Edna dos Santos Rodrigues, e o assistente administrativo, Erivelto Wentz.

Eles visitaram as instalações no Centronor, onde serão desenvolvidas as atividades do Projeto de Olho no Futuro, que atenderá mais de 100 crianças e adolescentes brasileiros, com idades entre 4 e 14 anos, naturalizados ou não, filhos de migrantes, em turno inverso ao da escola, com atividades como reforço escolar, educação ambiental, artes, formação humana e cidadã, musicalidade e idiomas (espanhol, francês, creole e português). As aulas iniciarão no dia 10 de janeiro. Ao todo, o Ceidec atende cerca de 500 migrantes, atualmente, oferecendo auxílio para emissão de documentos e curso de língua portuguesa.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social