Estão abertas as inscrições para a 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) lançam a 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS, no blog: http://www.artesanatogaucho.rs.gov.br/. Artesãos registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) poderão expor e divulgar produtos na feira virtual. As inscrições para a primeira campanha iniciam no dia de 10 de agosto e seguem até 7 de setembro.

00:00:00/00:00:00

37ª Expoargs 2020 Virtual

A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS ocorrerá, de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020, no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br. Crédito: Secretaria Trabalho e Assistência Social

“É importante lembrar que essa edição virtual contará com diversas capacitações para os artesãos gaúchos, que iniciam-se nesta segunda-feira. É uma ótima oportunidade para o empreendedor expor seus produtos, inovando o mercado de trabalho em tempos de pandemia”, destaca a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, “a feira virtual objetiva divulgar o trabalho e as peças de alta qualidade confeccionadas pelos artesãos gaúchos, de modo a promover a comercialização, por meio da aproximação do artesão com os consumidores. Os consumidores poderão contatar diretamente com os artesãos, seja por telefone ou pelos contatos comerciais e de relacionamento disponibilizados pelos próprios artesãos”.  Segundo Grade, a exposição foi a alternativa encontrada para fomentar o setor e manter a realização dos eventos que geram emprego e renda para as famílias gaúchas com segurança, durante a pandemia de coronavírus.

Poderão se inscrever na exposição virtual os artesãos que possuírem Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade. Profissionais que necessitarem renovar sua Carteira de Artesão poderão fazê-lo através do blog. Somente serão aceitas inscrições para exposição de peças de matérias-primas e técnicas para as quais os candidatos estão habilitados, ou seja, que constam na Carteira de Artesão. Para expor na feira, é necessário preencher o formulário de inscrição presente no portal - www.artesanatogaucho.rs.gov.br - e as informações sobre os produtos, além de anexar as imagens das peças artesanais que participarão do evento. Confira a íntegra do edital no blog.

Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho

Os artesãos inscritos também participarão dos Concursos de Valorização do Artesanato Gaúcho, de acordo com as respectivas categorias (típico gaúcho; motivos infantis; referência à matriz africana; motivo natalino; representatividade cultural e popular) e modalidades organizadas em eleição por comissão técnica avaliadora ou aberta: avaliação popular, produto com maior número de visualizações, produto com maior número de compartilhamentos em redes sociais e maior número de artesãos inscritos por município ou região. Os selecionados na primeira campanha terão seus produtos divulgados na abertura da exposição, que ocorrerá no dia 8 de setembro de 2020.

Sobre a 37ª Expoargs 2020 Virtual

A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS ocorrerá, de 8 de setembro a 26 de dezembro de 2020, no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br. Serão quatro oportunidades para expor produtos no portal. Confira, a seguir, os períodos de inscrição e os temas de cada campanha:

- Tradição Gaúcha (de 10 de agosto a 7 de setembro de 2020);

- Dia das Crianças (de 8 a 27 de setembro de 2020);

- Dia da Consciência Negra (de 28 de setembro a 27 de outubro de 2020);

- Festejo Natalino (de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020).

Os artesãos poderão inscrever-se nas quatro oportunidades, independente de já terem sido selecionados ou não, desde que cadastrem um produto novo/diferente em cada campanha.

O evento englobará também atividades de capacitação e de orientação sobre temas como fotografia e vídeos, redes sociais, marketing digital, ferramentas virtuais, atendimento e prospecção, relacionamentos e negócios e parcerias e estratégias. A programação completa está disponível no blog.

O evento virtual é uma alternativa à 37ª Expoargs, maior feira de artesanato gaúcho que foi cancelada devido à pandemia e era realizada anualmente pela FGTAS, através do PGA, simultaneamente à Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail: dpds@fgtas.rs.gov.br.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).