I Semana do Migrante do RS acontece de 19 a 27 de junho
Publicação:

A I Semana do Migrante do Rio Grande do Sul: novos rostos, memórias e horizontes inicia amanhã, sexta-feira, 19 de junho, e segue até o sábado, 27 de junho, com transmissão das atividades pela internet, através do canal do COMIRAT/RS no YouTube e das páginas no Facebook da SJCDH/RS e do FPMH.
O chefe da Inserção no Mercado de Trabalho da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Fabiano Pase, participará na próxima segunda-feira, 22 de junho, das 16h às 17h20, do webinário Inserção laboral de migrantes e refugiados: caminhos e oportunidades.
O evento é promovido pelo Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no RS (COMIRAT/RS), Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (COMIRAT/POA) e Fórum Permanente de Mobilidade Humana, com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEPEMIGRA/UFRGS). Confira, a seguir, a programação completa:
Programação do 1º dia - 19/06 (sexta-feira)
Atividade 1:
Webinário: A migração na construção, características e desenvolvimento no Rio Grande do Sul: memória e atualidade
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas de acesso: canal do COMIRAT/RS no YouTubee página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Januário Gonçalves - Presidente da Associação dos Angolanos AAARS, diretor da ONG África do Coração no RS e representante do Consulado Geral de Angola no RS
? Rebecca Bernard - Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pedagoga pela École Normale des Professeurs Saint Louis de Gonzague, Haiti.
? Ir. Egídia Muraro - Coordenadora da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Porto Alegre
? Dra. Maria Catarina Chitolina Zanini - Pós doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ e Visiting Schoolar na Universita Cá Foscari Venezia, Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria
Mediação: Dra. Pâmela Marconatto Marques - professora Assistente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Sociologia pela UFRGS.
Atividade 2: Lançamento da exposição ESPELHOS NEGROS, com as fotos de Leonardo Savaris e Eneida Serrano, no site do NEPEMIGRA
O NEPEMIGRA estará sediando uma Mostra que reúne o trabalho fotográfico de Eneida Serrano e Leonardo Savaris com imigrantes haitianos e senegaleses. As imagens revelam, em ângulos sensíveis e afiados, uma cidade interpelada por presenças negras vigorosas, capazes de fazer ecoar vestígios de nossa história escravagista que clamam para ser definitivamente reconhecidos e transmutados em respeito e reconhecimento.
? Leonardo Savaris é formado em fotografia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Participou dos principais festivais de fotografia do país. Dentre eles: Paraty em Foco, RJ, Festfoto, RS, Festival de Fotografia de Tiradentes, MG, e Valongo Festival Internacional da Imagem, SP. Exposições nas galerias: Galeria Mascate, Galeria Bolsa de Arte, Pinacoteca Rubens Berta, Caixa Cultural, Galeria Mário Quintana, entre outros.
? Maria Eneida Serrano Levitan graduou-se em Jornalismo e trabalhou como fotógrafa para as revistas Isto é, Veja, Marie Claire e outras. Fez diversas exposições, interiores, com fotos das casas de imigrantes italianos e alemães, recebeu Prêmio Açorianos em 2007. Tem trabalhos nas coleções Pirelli/Masp e Itaú Cultural. Pesquisou a história da fotografia no Estado, é autora do livro Lunara- Amador-1900 e co-diretora do curta-metragem Sioma, o Papel da Fotografia. Nos últimos anos, pesquisa a linguagem fotográfica como expressão pessoal e usa a câmera do telefone celular para seu trabalho autoral.
As fotos serão publicadas no site do NEPEMIGRA.
Programação do 2º dia - 20/06 (sábado)
Atividade 1: Sarau – Haiti: vozes insurgentes!
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS e no site do NEPEMIGRA
Participantes:
? Mike Lorry tem 21 anos, estuda Administração na UNIASSELVI, é haitiano, poeta, slammer e autor de três zines: O amor não machuca ninguém, O inimigo em comum, Você pode descobrir o caminho da felicidade. Está lançando seu primeiro livro: A Angústia de uma Alma.
? Chidelson Philippe nasceu em 1997, no Haiti. Chegou ao Brasil em dezembro de 2016 e começou a estudar a língua portuguesa enquanto cursava o terceiro ano do ensino médio. Em 2018, Philippe foi aprovado no curso de Relações Internacionais na UFRGS. Recentemente, Chidelson terminou de escrever seu primeiro livro, O olhar de um haitiano, ainda não foi publicado, sobre história, educação, religiões, músicas preferidas, registrando a cultura do Haiti e a integração dos imigrantes no Brasil.
Mediação: Júlio Souto - professor da UDESC e integrante do LUTA (Laboratório Urgente de Teorias Armadas/NEAB-UFRGS) conheceu os poetas haitianos nas batalhas de slam promovidas em Porto Alegre e escreveu o prefácio do livro recém lançado de Mike. Também ele é imigrante em terras brasileiras. Veio da Espanha para realizar sua Pós-Graduação em Sociologia na UFRGS e acabou permanecendo no país.
Atividade 2:
Festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM - Pelos sonhos de todas as pessoas
O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) promoverá evento que será transmitido pelo Facebook e Youtube e reunirá atrações apresentadas pelo ator Eduardo Mossri, intérprete do médico sírio Faruq na novela "Órfãos da Terra", da Rede Globo. Migrantes e refugiados de diversas nacionalidades estarão entre as atrações do festival.
Horário: 17h às 18h
Plataformas: Facebook e Youtube
Realização: Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados - Brasil
Programação do 3º dia - 21/06 (domingo)
Atividade 1: Exibição do curta Fè Mye Talè e conversa com o diretor Henrique Lahude
Fè Mye Talè (2018) – Encantado.
Sinopse: Em 1791 uma cerimônia vodu marca o início da revolução negra que tornaria o Haiti o primeiro país independente da América e o primeiro a abolir a escravidão. Em 2016, Phenite emigra para o Brasil. Entre passado, sonhos e o frigorífico onde trabalha, ela tenta encontrar sua liberdade. Após a exibição do curta haverá uma conversa com o cineasta Henrique Lahude, com Alix Georges, diretor executivo e ator do filme, e com convidados especiais.
Após a exibição do curta haverá uma conversa com o cineasta Henrique Lahude, com Alix Georges, diretor executivo e ator do filme, e com convidados especiais.
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS e no site do NEPEMIGRA
Programação do 4º dia - 22/06 (segunda-feira)
Atividade 1: Webinário: INSERÇÃO LABORAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS: CAMINHOS E OPORTUNIDADES
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Ana Beatriz Martins - Chefe de delegação Adjunta – Delegação da União Europeia (BSB).
? Iurqui Pinheiro - Advogado, especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Unisinos. Coordenador de projetos da OIM.
? Lucas Santos Fernandes, Procurador do Trabalho do MPT e Coordenador no RS Coordenadoria de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Análogo ao de Escravo.
? Fabiano Pase , Chefe da Seção de Inserção no Mercado de Trabalho, FGTAS
(participação por meio de vídeo).
? Jaci Costa, Gerente de RH, Agrodanieli Alimentos Ltda (participação por meio de
vídeo).
Mediação: Adriano Pistorelo - advogado de Imigrações no Centro de Atendimento ao Imigrante – CAM, de Caxias do Sul (RS). Mestrando em Direito da UCS.
Atividade 2: “Agasalhe um Migrante”: recebimento de doações de roupas de frio que serão distribuídas aos migrantes
Horário: 8h30min às 16h
Local: Pátio da Missão Pompéia CIBAI MIGRAÇÕES: R. Dr. Barros Cassal, 220 - Floresta, Porto Alegre
Realização: CIBAI Migrações
Programação do 5º dia - 23/06 (terça-feira)
Atividade 1: Webinário: MULHERES MIGRANTES E REFUGIADAS: ACESSO, INTEGRAÇÃO E DESAFIOS
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Flávia de Moura Muniz - Gerente de empoderamento Econômico em Ação Humanitária da ONU Mulheres.
? Sérgio Eduardo Marques da Rocha - Sub Gestor Nacional. Advocacy, Alianças Institucionais e Cooperação. Aldeia Infantis SOS Brasil.
? Maysar Hassan - Vice-presidente da Sociedade Árabe Palestina da Grande Porto Alegre e membro Coletivo Mulheres Palestinas.
? Dr. Eduardo Tergolina Teixeira - Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em cotutela com a Université du Québec à Trois-Rivières. Defensor público federal.
Mediação: Jacira Teresinha Dias Ruiz - Assistente Social, Secretária Executiva da Cáritas Brasileira - Regional RS.
Programação do 6º dia - 24/06 (quarta-feira)
Atividade 1: Webinar Refugiados e Migrantes: desafios nas relações de trabalho e geração de renda em tempos de crise
Horário: das 14h às 16h
Canal FMP – YouTube
Inscrições até 23/06 no site
Realização: Fundação Escola Superior do Ministério Público e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Porto Alegre (SJMR POA)
Atividade 2: Webinário: Operação acolhida: parceria como resposta humanitária para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil
Horário: das 16h às 17h20
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Ir. Telma Lage - Advogada e coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos de Roraima.
? Niusarete Lima - Psicóloga, Coordenadora do Sub Comitê Federal para Acolhimento e Sub Comitê Federal de Integração de Venezuelanos, Ministério da Cidadania.
? Pablo Mattos - Oficial de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR.
? Yssyssay Rodrigues - Coordenadora de Projetos na ONU MIGRAÇÃO/ OIM.
? Tatiana Tanara Melo Figueiredo, Secretária de Cidadania, Trabalho e
Empreendedorismo da Prefeitura Municipal de Esteio (participação por meio de
vídeo)
Mediação: Adriana Sangalli - Jornalista, membro da REPAM-RR e do FPMH. Coordenadora de Projetos da ONG África do Coração no RS.
Programação do 7º dia - 25/06 (quinta-feira)
Atividade 1: Webinário: A saúde de migrantes e refugiados em tempos de COVID-19
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Dra. Giuliana Redin - Pós doutora em Psicologia Social pela USP. Professora -Coordenadora do Migraidh/CSVM - UFSM.
? Pe. Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior - Padre jesuíta e diretor nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados do Brasil.
? Rita Buttes - Terapeuta Ocupacional, Coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Imigrante da Secretaria Municipal de Saúde.
Mediação: Dra. Patrícia Grazziotin Noschang - Doutora em Direito pelo PPGD/UFSC. Professora na UPF. Coordenadora do Fórum de Mobilidade de Passo Fundo - FMPF.
Programação do 8º dia - 26/06 (sexta-feira)
Atividade 1: Webinário: Diálogos inter-religiosos na defesa de direitos, da dignidade e da vida
Horário: das 16h às 17h20min
Plataformas: canal do COMIRAT/RS no YouTube, página no Facebook da SJCDH/RS
Palestrantes:
? Pe. James-son Mercure - Coordenador da Pastoral do Migrante na CNBB Região Sul 3, Integrante da equipe do CIBAI-Migrações.
? Lidson Bassani - Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - Estaca Porto Alegre.
? Pastor Richeme Fleurinord - Representante da Assembleia de Deus - Porto Seco em porto Alegre.
? Pastor Daniel Fritoli - Diretor da ADRA/RS.
? Pe. José Ivo Follmann - Doutor em Sociologia - Universite Catholique de Louvain - UCL, Belgica , professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Diretor do Observatório Luciano Mendes de Almeida - OLMA e da Ação Social da Província dos Jesuítas do Brasil- BRA.
? Rosa Elete Zils - Presidente do Centro Batista de Canoas.
Mediação: Adriana Sangalli - Jornalista, membro da REPAM-RR e do FPMH. Coordenadora de Projetos da ONG África do Coração no RS
Atividade 2: Ser Migrante com o migrante: diálogo na fila de espera
Horário: 14h às 17h
Local: Pátio da Missão Pompéia CIBAI MIGRAÇÕES: R. Dr. Barros Cassal, 220 - Floresta, Porto Alegre
Público-alvo: agentes, funcionários e voluntários das instituições que trabalham com os migrantes e refugiados
Realização: CIBAI Migrações