FGTAS investe em ações preventivas de saúde e segurança

Militares realizaram a higienização da Agência FGTAS/Sine Camaquã

Garantir a segurança e preservar a saúde dos servidores e dos usuários que buscam atendimento nas Agências FGTAS /Sine é a prioridade da Direção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Entre as medidas adotadas pela instituição está a aquisição de 401 acrílicos de proteção para os guichês de atendimento de 116 Agências FGTAS/Sine. A entrega dos equipamentos está sendo viabilizada por meio de uma rede de solidariedade e parceria.

“Construímos uma rede de colaboração, que envolve desde servidores, coordenadores até membros da Diretoria da FGTAS e de outras instituições como Prefeituras Municipais e a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, para que os acrílicos fossem entregues nas nossas unidades de atendimento com a maior brevidade possível e, assim, pudéssemos intensificar a proteção, tanto dos atendentes quanto dos usuários dos nossos serviços”, destaca o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade.

Agência FGTAS/Sine Três Coroas conta com acrílico de proteção

Ao todo, 33 Agências FGTAS/Sine já dispõem dos acrílicos de proteção adquiridos pela FGTAS: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Charqueadas, Estância Velha, Esteio, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Marau, Montenegro, Passo Fundo, Pinheiro Machado, Porto Alegre (Azenha, Centro e Zona Norte), Rio Pardo, Rolante, São Luiz Gonzaga, São Gabriel, São Jerônimo, Sapucaia do Sul, Sarandi, Soledade, Santa Cruz do Sul, Três Coroas, Triunfo/Pólo e Viamão. Outras três unidades contam com acrílicos adquiridos e instalados pelas Prefeituras Municipais de Panambi, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Materiais, Luciana Anversa, nesta semana, a FGTAS prevê a entrega dos acrílicos das Agências FGTAS/Sine Arroio do Meio, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Capão da Canoa, Estrela, Feliz, Lagoa Vermelha, Lajeado, Nova Prata, Nova Santa Rita, Osório, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Taquari, Teutônia, Torres, Tramandaí e Vacaria.

Outra parceria firmada entre a FGTAS e o Exército Brasileiro, através das unidades militares da 6ª Divisão de Exército do Comando Militar do Sul, tem viabilizado a higienização das Agências FGTAS/Sine. Inicialmente, o procedimento está sendo realizado em 23 unidades, selecionadas com base nos critérios de número de atendimentos prestados e de circulação de usuários.

Militares realizaram a higienização da Agência FGTAS/Sine Camaquã

Na última semana, foram higienizadas as Agências FGTAS/Sine Camaquã e Montenegro (23/6), São Leopoldo (24/6), Pelotas, Canoas e Santa Rosa (25/6) e Rio Grande e Santa Cruz do Sul (26/6). Ao todo, a primeira etapa de higienização engloba as Agências FGTAS/Sine Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santo Ângelo, Passo Fundo, Porto Alegre (Centro e Zona Norte), São Leopoldo, Taquara, Vacaria e Viamão.

Ainda, todos os atendimentos presenciais oferecidos nas Agências FGTAS/Sine estão cumprindo as normativas do Ministério da Saúde e os decretos do Governo do Estado que determinam cuidados com os ambientes, a higienização e a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). A Direção da FGTAS, através do Departamento de Materiais, forneceu álcool gel e papel toalha, além de protetores faciais adquiridos na compra coletiva de EPIs realizada pelo Estado via Seplag/Celic e máscaras de tecido produzidas por artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

Somente é permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. Também para evitar aglomerações, solicita-se que, preferencialmente, os trabalhadores agendem o atendimento.

Atualmente, 123 unidades dispõem de atendimento presencial. Em Porto Alegre, esse serviço é oferecido, exclusivamente, nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). No interior do Estado e na Região Metropolitana, permanecem fechadas as Agências FGTAS/Sine Gravataí, Lajeado, Rolante, Rio Grande e São Leopoldo. Os servidores dessas unidades estão em regime de teletrabalho e os atendimentos nessas localidades seguem normalmente por meio dos canais virtuais. O funcionamento de todas as agências coordenadas pela FGTAS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.