Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para a V Artesul

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), inicia nesta quarta-feira, 16 de outubro, a seleção para a V Artesul. A feira será realizada de 09/12/2019 a 14/12/2019, em Porto Alegre. O evento contará com 116 estandes para artesãos individuais exporem e comercializarem seus produtos. O edital está disponível no site: https://fgtas.rs.gov.br/editais-de-feiras-do-pga.

Artesãos com Carteira de Artesão emitida pelo PGA podem se inscrever de 16 de outubro a 14 de novembro, presencialmente, na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, ou nas Agências FGTAS/Sine no interior do Estado. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Ainda, é possível inscrever-se por e-mail, através do envio da ficha de inscrição presente no edital e dos documentos exigidos para o endereço artesanato@fgtas.rs.gov.br, das 0h do dia 16/10/2019 até as 23h59 de 04/11/2019. Deverá constar no corpo do e-mail o nome completo do candidato e no assunto, “V ARTESUL”.

Após o período de inscrições, os candidatos deverão entregar de 5 a 10 peças por matéria-prima, na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144). O recebimento dos produtos dos inscritos na capital será realizado no dia 5 de novembro. Já os inscritos no interior do Estado efetuarão a entrega de suas peças no dia 6 de novembro. Em ambos os casos, a entrega deve ser realizada das 9h às 11h30 e a retirada das 16h às 17h. Os trabalhos serão selecionados por uma comissão de acordo com os critérios da Portaria FGTAS Nº. 067/2009, que avaliará a porcentagem de trabalho manual, a matéria-prima utilizada, o conhecimento da técnica, a personalidade no estilo e os critérios no desenho e a estética. A divulgação dos artesãos selecionados ocorrerá no dia 7 de novembro.

A Feira de Artesanato - Artesul é promovida pelo PGA e consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. A última edição do evento contou com 48 estandes e contabilizou a venda de 4.459 peças artesanais, que somaram R$ 152.908, de 11 a 14 de dezembro, no Largo Glênio Peres, na capital.

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social