Vida Centro Humanístico abriga 51 estrangeiros em Porto Alegre
Publicação:

O Vida Centro Humanístico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) abriga 51 estrangeiros, em Porto Alegre. Desse total, 30 encaminharam a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nesta quinta-feira, 9 de julho, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS). Outros 18 imigrantes aguardam a confecção do documento, solicitada na semana passada.
Além de oferecer alojamento temporário aos estrangeiros, a FGTAS oferece o serviço de intermediação de mão de obra, através das Agências FGTAS/SINE. Os imigrantes serão encaminhados a oportunidades de emprego, após a entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).De 2011 a 2015, 6.907 estrangeiros foram inscritos no sistema Mais Emprego no RS.
Os imigrantes alojados no Vida também assistem a aulas de português, às terças e quartas-feiras, ministradas por uma voluntária e pela ONG Associação Filhos Nascidos do Coração (Afinco), entidade sediada no Vida.
O Vida Centro Humanístico dispõe de cozinha e refeitório, 10 chuveiros e 15 banheiros que passaram por reforma hidráulica e elétrica. Localizado na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, é um espaço de cidadania que reúne ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura. Inaugurado em 1990 e situado em uma área de 120 mil m², atende usuários de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
Vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), a FGTAS é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado.