PGA contabiliza aumento de 23,35% nas vendas na FENEARTE
Publicação:

O Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) contabilizou a comercialização de 1.605 peças, que somam R$ 145.695,88 em vendas realizadas de 5 a 13 de julho na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE). O índice representa um aumento de 23,35% em comparação ao mesmo período de 2022.
A feira segue até o próximo domingo, 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O horário de funcionamento da feira é, de segunda a sexta, das 14h às 22h, e, aos sábados e domingos, das 10h às 22h. A programação completa está disponível no site: https://fenearte.pe.gov.br/.
Ao todo, 30 artesãos gaúchos expõem e comercializam seus produtos na maior feira de artesanato da América Latina. Promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.
Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS