Vagas de emprego podem ser visualizadas na Carteira de Trabalho Digital
Nova função substitui o Sine Fácil e facilita o acesso a oportunidades de emprego pelo aplicativo
Publicação:
Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar e fazer o encaminhamento para vagas de emprego disponíveis nas Agências FGTAS/Sine do RS. A ferramenta substitui o antigo aplicativo Sine Fácil, que foi descontinuado.
De acordo com Ministério do Trabalho e Emprego, a integração centraliza os serviços em uma única plataforma, facilitando o contato entre empregadores e trabalhadores.
Para acessar as oportunidades, o trabalhador deve atualizar suas informações pessoais e objetivos profissionais na CTPS Digital. Os dados podem ser informados no ícone “maleta”, na barra inferior da tela, ou na aba “emprego”, no menu de opções.
Após atualizar o perfil, basta acessar a seção “vagas de emprego” para visualizar oportunidades compatíveis. Caso alguma vaga seja do interesse do trabalhador, ele pode selecionar a opção e acompanhar os próximos passos na área “processos seletivos” do aplicativo.
O trabalhador é notificado via app da CTPS toda vez que surgir uma vaga de emprego, conforme o perfil profissional e endereço residencial informados por ele próprio. Para ter acesso a esse serviço, é necessário baixar o aplicativo da CTPS Digital, gratuitamente, na loja virtual de dispositivos IOS e Android.
CTPS digital
A CTPS digital é o serviço mais utilizado do Governo Federal, com mais de 724 milhões de acessos em 2024. Até o momento, 81 milhões trabalhadores já baixaram e acessaram o aplicativo.
Além da intermediação de mão de obra, o app oferece os seguintes serviços: contratos de trabalho vigente, acesso ao histórico de vínculos empregatícios, solicitação de apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, acompanhamento de benefício emergencial, notificações qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e os extratos do CAGED e do FGTS.
Saiba como acessar: por meio do Portal Emprega Brasil ou app CTPS Digital.
Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego