Taxa de desemprego na RMPA passa de 5,6% para 6%
Publicação:

de Porto Alegre (RMPA) passou de 6,0%, em fevereiro, para 5,6%, em março. O contingente de desempregados no mês de março ficou estimado em 112 mil pessoas, seis mil a mais do que no mês anterior.
Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira (30/4), na Fundação de Economia e Estatística (FEE). A PED é desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da FEE, em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Em março, o nível ocupacional na região pesquisada apresentou redução de 1,5%. O total de ocupados foi estimado em 1,761 mil indivíduos, 26 mil pessoas a menos do que no mês anterior. Houve retração do nível ocupacional na construção (-1,5%), com a diminuição de dois mil ocupados, e na indústria de transformação (-3,9 %), com menos 12 mil ocupados. Entretanto, no comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas, (1,1%), com mais quatro mil ocupados, e nos serviços (0,8%), com mais oito mil.
Ocorreu redução no emprego assalariado (-1,1%), menos 45 mil pessoas. No setor privado, foi registrada retração no assalariamento com carteira assinada (-0,8%), menos oito mil empregos, e relativa estabilidade quanto no sem carteira assinada (-1,0%), O setor público também apresentou diminuição do emprego (-2,3 %), menos cinco mil trabalhadores. Aconteceu diminuição do nível ocupacional para os autônomos (-3,1%), menos oito mil ocupados e no agregado demais posições ( empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais, etc.) (-2,2%), com menos quatro mil ocupados.
Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, a de Porto Alegre continua em primeiro lugar na menor taxa de desemprego (6,0%). Belo Horizonte ficou com 8,3%, Fortaleza ficou com 7,9%, Recife com 12,8% e Salvador com 17,7% e São Paulo com 11,5%,