Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Taxa de desemprego na RMPA mantém-se estável em maio

Publicação:

Desemprego estável em maio
Taxa de desemprego na RMPA mantém-se estável em maio

A taxa de desemprego total da população economicamente ativa da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) manteve-se estável em maio, atingindo 6,5% da População Economicamente Ativa. O contingente de desempregados no mês de maio ficou estimado em 124 mil pessoas, mesmo índice do mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira (26), no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

O nível ocupacional na Região pesquisada apresentou variação positiva de 0,3%. O total de ocupados foi estimado em 1.782 milhão de indivíduos, cinco mil pessoas a menos do que no mês anterior. Houve crescimento do nível ocupacional na construção (61,3%), com mais 13 mil ocupados, e na indústria de transformação (1,0%), com mais três mil ocupados. No comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas houve uma redução do nível ocupacional (-2,5%), com menos nove mil ocupados, e na construção (-1,7%), com menos dois mil.  

A PED é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da FEE, em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social