Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre permanece estável

Publicação:

1298471024imagemped.jpg
Taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre permanece estável
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgada hoje (23), na sede do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/RS), revelou relativa estabilidade na taxa de desemprego total, que passou de 7,2% da população economicamente ativa, em dezembro de 2010, para 7,3% em janeiro de 2011. O contingente de desempregados foi estimado em 151 mil pessoas em janeiro, 3 mil a mais em relação a dezembro.

 



Em janeiro, o nível de ocupação na referida região apresentou relativa estabilidade (-0,1%). Entre os principais setores de atividade econômica analisados, ocorreu aumento de 4 mil pessoas (1,3%) no contingente de ocupados no comércio, de 1 mil (0,3%) na indústria de transformação, além de variações negativas de 3mil (-0,3%) postos de trabalho no setor de serviços, de 2 mil ocupações (-1,7%) na construção civil, e de 2 mil (-1,9%) nos serviços domésticos.

 


Houve um aumento do emprego no setor privado em 15 mil postos de trabalho (1,3%) e uma queda de 5 mil postos de trabalho (2,2%) no setor público. Quanto outros tipos de inserção no mercado de trabalho, foi registrado crescimento de 5 mil ocupações (1,9%) entre os autônomos e uma retração de 13 mil ocupações (-6,9%) no agregado denominado "demais posições", o qual inclui empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais universitários autônomos, e outras posições ocupacionais. Já entre os empregados domésticos verificou-se uma redução de 2 mil ocupações (-1,9%).

 


A PED-RMPA é desenvolvida desde 1992, através de convênio entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Fundação de Economia e Estatística (FEE), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com a metodologia da Fundação Seade/SP. Os dados são extraídos, mensalmente, de uma amostra de 2,7 mil domicílios da região.

 


Durante a entrevista coletiva concedida à imprensa, também foram apresentados os indicadores mensais de desempenho do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de: São Paulo, onde a taxa de desemprego ficou em 10,5 %, Belo Horizonte (7,7 %), Salvador (13,6 %), Recife (13,5 %), Fortaleza (8,5%) e Distrito Federal (12,6 %). Eduardo Schneider (DIEESE/RS) apresentou os dados, com a participação de Irene Galeazzi (FGTAS), Dulce Vergara (FEE), e Lúcia Garcia (DIEESE/RS).

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social