Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Taxa de desemprego fica em 7,7% na Região Metropolitana

Publicação:

Convênio viabiliza a Pesquisa.
Taxa de desemprego fica em 7,7% na Região Metropolitana

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre passou de 7,4%, registrados em abril, para 7,7% no mês de maio. O contingente de desempregados foi estimado em 157 mil pessoas, com o aumento de 6 mil em relação a abril. 

Esses dados foram apurados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira (29), na sede do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A pesquisa revelou também um incremento de 7 mil pessoas na indústria de transformação e de 2 mil no comércio, estabilidade na construção civil e variação negativa no setor de serviços, com a redução de 3 mil postos de trabalho.

A PED é desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com o Dieese, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo. 

Outras informações divulgadas foram os resultados obtidos em outras seis regiões metropolitanas: a de Belo Horizonte ficou com uma taxa de desemprego de 8,2% , Brasília com 13,0%, Fortaleza 10,0%, Recife com 13,7%, Salvador com 15,6% e São Paulo registrou 10,7%. Portanto, a grande Porto Alegre, novamente, foi a que apresentou a menor taxa.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social