Taxa de desemprego fica em 5,6% na RMPA
Publicação:
As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgadas nesta quarta-feira (26), na sede do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontam uma relativa estabilidade no desemprego. A taxa passou de 5,7% para os atuais 5,6%. Essa é, novamente, a menor taxa na história da Pesquisa, que começou em junho de 1992.
Segundo a PED, o número de desempregados para fevereiro foi estimado em 106 mil pessoas, dois mil a menos que no mês anterior. Já o nível ocupacional apresentou estabilidade, ficando com 0,2%, o que resultou em 1.787 no total de ocupados. Esse resultado deve-se, principalmente, ao crescimento em dois setores de atividades econômicas: a Indústria de transformação com nove mil ocupados e a Construção, com seis mil ocupados.
A PED é desenvolvida pela Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Estiveram presentes na reunião, os representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), do Dieese, da Fundação de Economia e Estatística FEE, da Secretaria Municipal do Trabalho e da Prefeitura de Porto Alegre.