Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Sine RS e Brasil – 50 anos de políticas públicas para o emprego

Publicação:

50 anos
50 anos

Em 2025, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) comemora 50 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, consolidando-se como um dos principais instrumentos de efetivação de políticas públicas voltadas ao emprego e renda. O Sine foi criado em 1975, fundamentado na Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recomenda aos países-membros a manutenção de um serviço público e gratuito de emprego, com o objetivo de promover uma melhor organização do mercado de trabalho

Sine no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) também celebra 50 anos de atuação. No Estado, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a responsável pela gestão e coordenação da rede de Agências FGTAS/Sine. Com presença em diversas regiões, essas unidades oferecem atendimento direto à população, garantindo que trabalhadores e empregadores tenham acesso a serviços.

As Agências FGTAS/Sine prestam serviços de:

  • Intermediação de mão de obra, conectando trabalhadores e empregadores para vagas de emprego;
  • Encaminhamento ao seguro-desemprego;
  • Orientações Carteira de Trabalho Digital;
  • Qualificação profissional e orientação para o trabalho;
  • Atendimento com foco em públicos prioritários como jovens, mulheres e pessoas com deficiência
  • Ações do Programa Gaúcho de Artesanato.

O trabalho realizado pelas equipes da FGTAS, tem sido fundamental para promover a cidadania, fortalecer o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico gaúcho.

Modernização e expansão dos serviços
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Sine vem passando por um processo contínuo de modernização, com a ampliação dos serviços oferecidos e investimentos em tecnologia.

Segundo o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE e coordenador nacional do Sine, Magno Lavigne, esses avanços têm fortalecido a captação de vagas e tornado o encaminhamento dos trabalhadores aos processos seletivos mais eficiente e assertivo. “Por meio de suas agências físicas e da Carteira de Trabalho Digital, o Sine tem contribuído diretamente para o bom desempenho da economia e do mercado de trabalho”, destaca.

A rede Sine no Brasil e no RS
Atualmente, a Rede Sine conta com 1.500 agências distribuídas por todo o país. Essas unidades funcionam em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que repassa recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para que estados e municípios conveniados operem os serviços oferecidos.

No Rio Grande do Sul, a FGTAS conta com 157 Agências FGTAS/Sine, distribuídas em 153 municípios. Essas unidades têm ampliado o alcance dos serviços, oferecendo acolhimento, orientação e promovendo a aproximação entre trabalhadores e empregadores por meio de diversas ações voltadas a inserção no mercado de trabalho.

Com informações site Ministério do Trabalho e Emprego

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social