Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego - Região Sul reuniu 131 participantes em Porto Alegre
Publicação:

Encerrou no final da tarde desta quarta-feira, 26 de março, o Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego - Região Sul. O evento realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), reuniu 131 participantes, na terça e quarta-feira, 25 e 26 de março, na Casa da Ospa, em Porto Alegre.
No encerramento, o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do seminário para o compartilhamento de exemplos positivos na rede Sine.
No primeiro dia do seminário, Scorsatto realizou uma apresentação institucional sobre a execução do programa Sine no RS. Em 2024, as Agências FGTAS/Sine contabilizaram:
• 793.615 atendimentos
• 412.917 encaminhamentos para vagas de emprego
• 158.719 vagas de emprego ofertadas
Scorsatto também citou os destaques da sua gestão à frente da FGTAS, tais como:
- a suspensão da cobrança das taxas de serviço de confecção da 1º via e da renovação da Carteira de Artesão;
- a compra de 71 computadores e 1 unidade móvel de atendimento;
- a retomada do atendimento na Casa do Artesão e nas Agências FGTAS/Sine atingidas pelas enchentes (Porto Alegre Centro Histórico, Lajeado, Arroio do Meio, São Leopoldo e Rolante);
- a entrega de cestas básicas aos artesãos atingidos pelas enchentes;
- a realização de feirões de emprego e a participação de mutirões com os serviços de encaminhamento para vagas de emprego e de orientação sobre o seguro-desemprego e a CTPS Digital;
- a execução do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul;
- o recebimento do Selo de Integridade e do prêmio de Reconhecimento Funcional;
O evento contou, ainda, com apresentações de representantes da Assessoria de Planejamento e do chefe da Seção de Informação e Pesquisa da FGTAS, Juliano Almeida, que explanou sobre os resultados das Agências FGTAS/Sine em 2024.
Por sua vez, o coordenador de projeto, Ambroise Le Moal, apresentou o projeto de cooperação da Agência Francesa de Desenvolvimento com o MTE, Expertise France e France Travail. Denominado “Transformação do Sine no Brasil”, o projeto possibilita o compartilhamento de ferramentas que tornam mais eficaz a intermediação de mão de obra e permite aplicar, nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), as ferramentas utilizadas na intermediação de mão de obra da agência France Travail, o serviço público de emprego francês, com o apoio técnico da Expertise France.
Em seguida, os representantes da Casa do Trabalhador Curitiba falaram sobre as experimentações e realizações do projeto piloto do Sine Paraná, como, por exemplo, o Mutirão sem Currículo, que permitiu que candidatos a emprego e recrutadores se conhecessem por meio de atividades em grupo. Dessa forma, candidatos puderam expor habilidades e competências que muitas vezes não aparecem em currículos ou entrevistas.
O primeiro dia de atividades encerrou com a apresentação do manual operacional do Diagnóstico Territorial.
Já no segundo dia de evento, os participantes foram divididos em quatro grupos de inteligência coletiva para discutir 5 temas (sistema operacional, atendimento ao empregador, estratégias para intermediação de jovens e soluções de capacitação) e encontrar 2 soluções para cada problema.
Ainda, o coordenador do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho, Fabiano Pase, explanou sobre os eventos de empregabilidade promovidos pela FGTAS, os projetos POP FGTAS na Escola e POP FGTAS Verde Oliva, o Comitê EmFrente, Mulher e a parceria com a OIM.
Também foram apresentadas boas práticas do Sine Cascavel (Agência do Trabalhador e reintrodução das pessoas em situação de rua no mercado de trabalho), Ponta Grossa (Projeto Fica PcD), Toledo (Currículo top e captação ativa) e Santa Catarina (Casa do Trabalhador Chapecó e Sine Móvel Acolhe RS).
Por fim, o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria de Qualificação Emprego e Renda (SEMP), do Ministério do Trabalho e Emprego, Tiago Oliveira Motta, apresentou o projeto Casa do Trabalhador (modelo da unidade de atendimento e carta de serviços), o projeto de cooperação técnica entre a AFD e o MTE, o painel Emprega AI (captação de vagas) e a inclusão da funcionalidade da intermediação de mão de obra na CTPS Digital.
Sine
Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executado pela FGTAS no RS, o programa Sine engloba os serviços de intermediação de mão de obra, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.
FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Governo do RS.
Dispõe de 151 Agências FGTAS/Sine, 7 unidades Balcão Cidadão e uma unidade Sine Móvel no RS. Os serviços oferecidos na rede de atendimento são gratuitos para trabalhadores e empregadores.
A intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido. Envolve a captação de vagas junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para participarem dos processos seletivos. Em 2024, as Agências FGTAS/Sine contabilizaram 793.615 atendimentos, 412.917 encaminhamentos para vagas de emprego e a oferta de 158.719 vagas de emprego.
Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS