Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Seminário Regional de Artesanato – Artesão em Foco será realizado em Travesseiro

Publicação:

Programa Gaúcho do Artesanato
Programa Gaúcho do Artesanato

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), promoverá o Seminário Regional de Artesanato – Artesão em Foco, no município de Travesseiro, na próxima sexta-feira, 11 de outubro, no Clube Esportivo Travesseirense.

Interessados em participar do evento podem se inscrever, previamente, na Agência FGTAS/Sine de Lajeado ou no Clube Esportivo Travesseirense, no dia de realização do seminário.

8h30 – Recepção

9h -  Abertura oficial com apresentação do vídeo de Travesseiro e apresentação musical

9h30 –  Artesão em foco e legislação com Marlene Garcia, coordenadora estadual do Programa Gaúcho de Artesanato, e Ivanir dos Santos, da Emater/RS–Ascar

10h30 – Palestra relação do artesanato com turismo com Fernanda Costa da Silva, turismóloga da Emater/RS-Ascar

11h30- Microcrédito produtivo orientado: uma oportunidade  para o artesão com Jorge Imperatore, coordenador estadual do Programa Gaúcho de Microcrédito

12h – Almoço

Visitação à Feira de Artesanato

13h – Abertura com apresentação musical

13h30 – Oficinas de artesanato

16h - Encerramento

O seminário pretende discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção.

O evento é uma promoção da FGTAS em parceria com a Emater/RS e a Prefeitura Municipal de Travesseiro.

PGA

O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social