Seminário Artesão em Foco contou com mais de 400 participantes
Publicação:

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) promoveu o seminário Artesão em Foco, de 11 a 14 de setembro, em quatro municípios gaúchos: Santa Maria, Santiago, Caxias do Sul e Gramado. Ao todo, o evento contou com a presença de 436 participantes.

O primeiro encontro foi realizado em Santa Maria, na última segunda-feira, 11 de setembro. No turno da manhã, foram oferecidas oficinas de artesanato, na Agência FGTAS/Sine. Já no turno da tarde, foram ministradas palestras sobre benefícios e vantagens da Carteira de Artesão, empreendedorismo e artesanato rural, no auditório da Prefeitura Municipal. O evento contou com 155 participantes e recebeu uma Moção de Apoio do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Admar Pozzobom. A moção foi indicada pelo vereador Marion Morari.

Na terça-feira, 12 de setembro, o seminário foi realizado no Centro Cultural de Santiago. No turno da manhã, foram promovidas mostra e oficinas de artesanato e, no turno da tarde, palestras sobre os temas empreendedorismo, artesanato como expressão da arte e artesanato rural. O evento contou com 103 participantes.

Na quarta-feira, 13 de setembro, foi a vez de Caxias do Sul receber o evento. O seminário ocorreu na Casa do Artesão. Contou com palestras sobre artesanato rural e os benefícios do INSS, além de oficinas de artesanato. O evento contou com 120 participantes.

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, Gramado sediou o seminário Artesão em Foco, na ExpoGramado. Foram oferecidas palestras sobre comércio online, Programa Gaúcho do Artesanato, previdência para artesãos, além de oficinas de biscuit e patchwork. O evento contou com 58 participantes.
O seminário contou com a presença do diretor-técnico da FGTAS, Darci Cunha, nos eventos realizados em Santa Maria, Santiago e Caxias do Sul. Em Gramado, a Direção da FGTAS foi representada pelo diretor-administrativo, Rogério Grade. Os seminários também contaram com as presenças da coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Garcia; dos coordenadores das Agências de Desenvolvimento Social (ADS) e FGTAS/Sine e do Departamento de Promoção do Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Marçueli Castro; além dos delegados regionais do Trabalho.
O Artesão em Foco objetiva discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção. A realização do evento está prevista no Acordo de Resultados 2017.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.