RS lidera ranking nacional de novos artesãos cadastrados em 2025
Publicação:
O Rio Grande do Sul alcançou o 1º no Brasil em número de novos artesãos cadastrados em 2025 e no último mês divulgado (setembro), segundo o ranking atualizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O Estado foi destaque no mês de setembro, mantendo a liderança nacional em razão das ações desenvolvidas com foco na valorização cultural e na inclusão produtiva.
Um dos principais fatores para esse desempenho foi o trabalho realizado em aldeias indígenas, especialmente nos municípios de Tenente Portela, Redentora e Ronda Alta, que aparecem entre os que mais emitiram novas carteiras no período no RS. Essas iniciativas têm promovido o reconhecimento e a formalização do artesanato indígena, contribuindo para sua preservação e geração de renda.
O resultado é o importante trabalho das equipes das Agências FGTAS/Sine, que desempenham um papel essencial no atendimento aos artesãos em todo o interior do Estado. As unidades são responsáveis por receber e encaminhar os pedidos de emissão da carteira estadual e nacional do artesão, além de orientarem os sobre os benefícios e oportunidades disponíveis por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Até setembro, o RS já contabiliza 524 carteiras no mês e 1.809 novos artesãos cadastrados no ano, à frente de estados como Ceará, Pará, Rio de Janeiro e Paraná, que completam os cinco primeiros colocados no ranking nacional.
Onde solicitar a Carteira do Artesão Estadual e Nacional
- Em Porto Alegre
Casa do Artesão – Sede do Programa Gaúcho de Artesanato
Av. Júlio de Castilhos, 144 – Centro Histórico
Telefone: (51) 98608. 0972
- No interior do Estado
Procure a Agência FGTAS/Sine mais próxima.
- Informações e documentos necessários para o registro formal do artesão gaúcho podem ser acessados no Portal do Artesanato Gaúcho