Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Resolução do CODEFAT libera parcelas adicionais a municípios gaúchos

Publicação:

Seguro-desemprego
Seguro-desemprego

Em um momento de vulnerabilidade, quando um trabalhador é demitido sem justa causa, o seguro-desemprego desempenha um papel importante na segurança financeira.

O benefício do seguro-desemprego, de acordo com a legislação, prevê o pagamento de três a cinco parcelas para auxiliar na transição financeira do trabalhador desempregado.

Devido as situações emergenciais ocorridas no primeiro semestre, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou uma resolução que beneficia os trabalhadores que já haviam sido dispensados involuntariamente no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023.

No dia 25 de agosto deste ano, no Diário Oficial da União, a Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) nº 980, que dispõem sobre a ampliação do benefício seguro-desemprego aos trabalhadores de 52 municípios gaúchos em emergência ou calamidade pública, em decorrência dos temporais provocados pela passagem de ciclone extratropical.

Com a edição da normativa serão pagas até duas parcelas adicionais, relativas às dispensas sem justa causa ocorridas no período referido acima de empresas com domicílio nos municípios citados abaixo.

Municípios contemplados com a parcela adicional: Alto feliz, Araricá, Bom Princípio, Cachoeirinha, Campo Bom, Capão da Canoa, Caraá, Dois Irmãos, Dom Pedro de Alcântara, Esteio, feliz, Glorinha, Gramado, Gravataí, Harmonia, Igrejinha, Itati, Ivoti, Lindolfo Collor, Maquiné, Maratá, Morrinhos do Sul, Nova Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Osório, Pareci Novo, Paverama, Picada Café, Portão, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Terra de Areia, Teutônia, Três cachoeiras, Três Forquilhas, Tuparandi, Vale Real e Viamão.

Para verificar a liberação das parcelas adicionais procure a Agência FGTAS/Sine mais próxima ou consulte o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Os trabalhadores também podem obter informações no Chat no site da FGTAS – fgtas.rs.gov.br.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social