Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Representantes da FGTAS e do TCE-RS reuniram-se nesta quinta-feira

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A diretora administrativa, Francieli Pompeo de Mattos, e o chefe de gabinete da Presidência da FGTAS, Lieverson Perin, coordenaram a reunião virtual realizada com auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, na tarde desta quinta-feira, 13 de junho. 

Também participaram da reunião, pela FGTAS, os assessores da Direção, Vilmar Gomes, Carlos Henrique Maccarini e Christian Kuhn. Representando o TCE, participaram a advogada e dirigente de equipe, Patricia Staubus; os contadores, Felipe Aguiar e Carlos Eugênio da Rocha; e a advogada, Iádia Marques. 

O objetivo da reunião era promover uma maior aproximação entre as instituições, bem como informar a atual situação da FGTAS após as enchentes e o impacto nas atividades. 

Na oportunidade, a diretora administrativa, Francieli Pompeo de Mattos, ressaltou que, na capital, os atendimentos prestados na Agência FGTAS/Sine Centro Histórico foram remanejados para o Shopping Praia de Belas e o Tudo Fácil Poa Centro. Ela mencionou ainda que, a partir da próxima segunda-feira, 17 de junho, os serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento do benefício do seguro-desemprego, além de orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e Portal Emprega Brasil também serão oferecidos no Shopping Total. 

A diretora administrativa citou ainda o adiamento do maior evento de empregabilidade do estado, o EmpregarRS, que ocorreria no dia 17 de maio, e relatou que o Vida Centro Humanístico, espaço da FGTAS situado na Zona Norte de Porto Alegre, está abrigando cerca de 700 pessoas e 400 animais atingidos pelas enchentes. 

O assessor, Carlos Henrique Maccarini, completou que as perdas provocadas pelas enchentes estão estimadas inicialmente em cerca de R$ 1,4 milhão, mas que a FGTAS ainda está contabilizando os prejuízos sofridos. Até o momento, foram contabilizados 9 veículos atingidos, sendo que 3 já foram avaliados com perda total, e 5 Agências FGTAS/Sine atingidas (Centro Histórico de Porto Alegre, Lajeado, Arroio do Meio, São Leopoldo e Rolante). 

Já o assessor, Vilmar Gomes, falou sobre as perdas sofridas pelos artesãos do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) e as iniciativas da FGTAS para amenizar os prejuízos da categoria. Ele relatou que a instituição solicitou, ao secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Francisco Tadeu de Alencar, apoio para a reconstrução da cadeia produtiva e dos locais de comercialização, a inclusão dos artesãos nas políticas de microcrédito e a participação nas feiras nacionais. Segundo ele, ao todo, o PGA conta com mais de 100 mil artesãos cadastrados e contabilizou mais de R$ 42 milhões de receita em notas fiscais em 2023. 

Por fim, o chefe de gabinete da Presidência, Lieverson Perin, explanou sobre a Casa do Artesão de Porto Alegre, que também foi atingida pelas enchentes, e sobre os projetos que estão em desenvolvimento na instituição, bem como ressaltou o comprometimento e a competência da equipe da FGTAS. 

A advogada e dirigente da equipe do TCE-RS, Patricia Staubus, colocou-se à disposição e manifestou o desejo de que a FGTAS possa se reerguer e retomar integralmente seus atendimentos. 

Divulgação
Divulgação

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social