Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Programa Gaúcho de Artesanato recebe inscrições para feira em Olinda

Publicação:

Fenearte
25150039-fenearte.jpeg

O Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) está com inscrições abertas, até 08 de novembro, de artesãos interessados em expor e comercializar peças, ou envia-las para comercialização, na 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE, que acontecerá em dezembro, em Olinda. Para se candidatar, é preciso apresentar as carteiras de Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) atualizadas.

Os artesãos poderão se inscrever, de 25 de outubro a 08 de novembro, no site: https://fgtas.rs.gov.br/fenearte . Os candidatos interessados em expor e comercializar seus produtos no evento devem preencher o formulário eletrônico de inscrição ( https://forms.gle/8gBkkPZJajSixTA5A / https://forms.gle/wEvDofouaMUAjco9A) . Os artesãos que encontrem dificuldade no preenchimento do documento podem buscar informações na Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144), das 9h às 12h, através do  whatsApp (51) 986080972 e, nas Agências FGTAS/SINE, no interior do Estado. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site (www.fgtas.rs.gov.br).

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por três integrantes indicados pela Coordenação do Programa Gaúcho do Artesanato e designada pela Direção da FGTAS.

A seleção obedecerá aos seguintes critérios de avaliação: porcentagem de trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, estética, produto final, personalidade no estilo e critérios no desenho; além da diversidade e da representatividade dos produtos e matérias primas a serem expostos, de acordo com as características da feira e do público consumidor.

A relação prévia de selecionados será divulgada no dia 12 de novembro e a lista final, no dia 19 de novembro no site da FGTAS

Promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro, a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Será realizada de 10 a 19 de dezembro de 2021, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social