Programa Gaúcho do Artesanato organiza programação em comemoração ao Dia do Artesão

Programa Gaúcho do Artesanato

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) organiza uma programação especial para comemorar o Dia do Artesão (19 de março). Confira, a seguir, mais detalhes:

Bagé

De 16 a 19 de março, artesãos da Casa do Artesão de Bagé participarão da 3ª Feira Rainha da Fronteira de Artesanato, na Praça Silveira Martins, no município. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) contará com a participação de 35 artesãos que irão expor e comercializar peças de couro, lã, madeira e osso nas áreas de vestuário, pintura e objetos.

Canoas

A Casa do Artesão de Canoas realizará oficinas de artesanato de 18 a 22 de março. Interessados poderão se inscrever na Casa (Rua Ipiranga, 140), Confira, a seguir, a programação:

18/3 – Pintura em tecido (das 13h30 às 16h30)

19/3 – Patchwork (das 9h às 11h30)

20/3 – Crochê (das 13h30 às 16h30)

21/3 – Garrafas decoradas (das 13h30 às 16h30)

22/3 – Fuxico (das 13h30 às 16h30)

Ainda, no dia 19 de março, a Casa do Artesão irá expor e comercializar os produtos de 22 artesãos na praça em frente à Prefeitura Municipal.

Capão da Canoa

A Agência FGTAS/Sine de Capão da Canoa realizará o evento Dia do Artesão, em 19 de março, das 8h30 às 11h30, no auditório da Prefeitura Municipal. Na ocasião, será ministrada a palestra A vitrine que vende: o vitrinismo como vantagem competitiva. Já no estacionamento da Prefeitura Municipal, das 14h às 17h30, serão realizadas oficinas de artesanato, exposição, apresentação artística e entrega de brindes. Para participar das atividades é necessário inscrever-se através do e-mail capaodacanoa@fgtas.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3665-6405. No município, o evento é realizado pelo PGA em parceria com a Prefeitura Municipal, o Comart e a Emater/RS.

Caxias do Sul

A Casa do Artesão de Caxias do Sul promoverá uma confraternização para comemorar o Dia do Artesão no dia 19 de março, às 16h. No dia 20 de março, as crocheteiras da Casa produzirão mimos para doar para as crianças internadas no Hospital Geral de Caxias do Sul. Já no dia 26 de março, será realizada uma visita aos artesãos da serra.

Porto Alegre

A Casa do Artesão de Porto Alegre promoverá oficinas gratuitas de artesanato de 11 a 19 de março. Para se inscrever nas atividades, basta comparecer na Casa, localizada na Av. Júlio de Castilhos, 144, com Carteira de Identidade. Confira a agenda:

11/3 - Polvo de amigurumi

12/3 - Porta escova de cabelos de patchwork

13/3 - Boneca em tecido

14/3 - Echarpe com pintura em tecido aquarela

18/3 - Coelhos de páscoa

19/3 - Customização de camisetas

Santa Cruz do Sul

A Casa do Artesão de Santa Cruz do Sul realizará oficinas gratuitas de artesanato de 18 a 22 de março, sempre das 14h às 16h30. Confira a agenda:

18/3 - Tecido/Patchwork

19/3 - EVA Emborrachado

20/3 - Fios/Crochê

21/3 - Oficina de Madeira/Pintura e Tecido/Fuxico

22/3 - Fios/Tricô

PGA

As Casas do Artesão são ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.