Programa Emprega Santa Maria atende pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade social

Divulgação - Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria

A Agência FGTAS/Sine e a Prefeitura Municipal lançaram o programa Emprega Santa Maria, durante live realizada, na noite da última terça-feira, 14 de setembro. A iniciativa é resultado da parceria firmada entre a Agência e a Prefeitura com foco na empregabilidade das pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade social.

O programa objetiva promover o ingresso e a reinserção no mercado de trabalho de pessoas acolhidas pela rede de políticas públicas de assistência social e de saúde do município, como, por exemplo, mulheres vítimas de violência doméstica, bem como participantes dos cursos profissionalizantes do Bolsa Família.

O programa já está em andamento na Agência FGTAS/Sine Santa Maria. Em 9 de agosto, foi realizado o primeiro encaminhamento de trabalhador para entrevista de emprego. Desde então, foram efetuados 11 encaminhamentos para 18 entrevistas.

O coordenador da Agência, Ronei Gamboa da Rosa, conta que “O programa começou dentro da Agência FGTAS/Sine ao vermos o acolhimento da população de rua. Naquele momento, eu percebi que poderíamos auxiliar no atendimento das demandas nas áreas de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e do Programa Gaúcho do Artesanato. Essa parceria nada mais é do que a Agência FGTAS/Sine de portas abertas para a população de Santa Maria”.

Para o coordenador da Agência de Desenvolvimento Social, André Agne Domingues, “Estamos legitimando o Estado, providência de bem-estar e justiça social, com ações de solidariedade, empatia e emancipação humana. Considerando o acesso ao trabalho como uma importante garantia constitucional, unimos esforços para consolidação de ações afirmativas que fortaleçam a esperança em dias melhores com trabalho, emprego e renda à população gaúcha”.