PGA contabiliza mais de R$ 180 mil em vendas na Fenearte
Publicação:

O estande do Rio Grande do Sul na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) contabilizou a comercialização de 1.583 peças, que somaram R$ 181.271,30. Ao todo, 18 artesãos de 10 municípios foram selecionados pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) para expor seus produtos no estande gaúcho.
Entre os produtos mais vendidos na feira estão peças de metal/cutelaria, tapetes, bolsas de couro, tábuas, gamelas e utilitários e objetos de decoração em madeira.
A Fenearte foi realizada de 9 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal. O evento é considerado a maior feira de artesanato da América Latina.
PGA
Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) atua na valorização do artesanato como atividade econômica e de inclusão social, oferecendo ações voltadas à profissionalização, qualificação e apoio à comercialização. A iniciativa também é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, documento que garante benefícios como isenção de ICMS para a venda de produtos, emissão de nota fiscal, possibilidade de exportação como pessoa física e acesso a eventos nacionais e internacionais.
Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS