Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Assistência Social
Início do conteúdo

Parceria entre governo do RS e Dell prioriza pessoas com deficiência em programa gratuito de qualificação profissional

Serão disponibilizadas mil vagas para cursos on-line; inscrições começam nesta segunda, dia 10

Publicação:

Qualificação profissional
Qualificação profissional

Pessoas com deficiência visual e auditiva terão prioridade em qualificações profissionalizantes oferecidas pela Dell Technologies em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e a prefeitura de Porto Alegre.

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (10/8) até 31 de agosto, as inscrições para mil vagas em cursos de informática à distância, com o objetivo de promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, especialmente os casos agravados devido à pandemia do coronavírus. Interessados podem se inscrever no link http://leadfortaleza.com.br/dal. As aulas começam em 14 de setembro.

A parceria conta, ainda, com a participação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Lead), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco). “A integração do Estado do Rio Grande do Sul nesta importante dinâmica é uma novidade e vai possibilitar, em um futuro próximo, a inserção de muitas pessoas no mercado de trabalho dentro de um segmento que cresce exponencialmente. As agências FGTAS/Sine também serão grandes parceiros para o encaminhamento e inserção das pessoas participantes no mercado de trabalho”, afirma a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker. O termo de cooperação entre a Dell e a Stas será assinado na próxima semana por meio do programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER.

Plataforma acessível

O Programa de Qualificação Acessível – Profissional em Tecnologia é desenvolvido em plataforma totalmente acessível. Todos os cursos são na modalidade EaD, em horários de estudo flexíveis, com tutorial para pessoas com deficiência pela plataforma Dell Accessible Learning, disponível no portal http://www.leadfortaleza.com.br ou pelo aplicativo nas versões Android e iOS.

Pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão acompanhamento de intérpretes de Libras. Há também outros recursos de acessibilidade na plataforma e nos conteúdos, como alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.

Cronograma
Inscrições: de 10 a 31 de agosto
Divulgação da lista preliminar dos inscritos: 2 de setembro, a partir das 17h
Divulgação da lista definitiva dos inscritos: 7 de setembro

Texto: Carolina Zeni/Ascom Stas
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social