FGTAS participa de conferência sobre soluções de inclusão digital e diversidade
Publicação:

Em continuidade à série de reuniões com empresas parceiras na busca por inovações do governo digital, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) realizou o SAP Experience Day. Na terça-feira (8/8), representantes da multinacional receberam servidores estaduais e lideranças do governo do Estado para discutir soluções para avanços na inclusão digital e equidade no Poder Executivo.
Antes de iniciar a tarde de conferências, os participantes fizeram uma visita guiada ao SAP Labs Experience Center, instalado nas dependências da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), uma das 14 unidades instaladas ao redor do mundo. No decorrer da visitação, foram apresentados os espaços que compõem a estrutura, bem como os serviços e tecnologias desenvolvidas ali.
Participaram das sessões representantes das secretarias da Educação (Seduc), de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), de Obras Públicas (SOP), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Segundo a titular da Seidape, Lisiane Lemos, os encontros da terça-feira foram voltados para os assuntos principais abordados pela secretaria. “Esses encontros são novamente focados em tecnologia, mas agora muito mais direcionados para diversidade e inclusão, e em como nós podemos ajudar na empregabilidade das pessoas no setor de tecnologia. Temos trabalhado bastante com a FGTAS para modernizar as plataformas, para ter um levantamento de dados maior e melhor. Também tem essa parte de melhores práticas de diversidade que podemos trazer do setor privado”, disse Lisiane.
“Somos o primeiro Estado a ter cotas para pessoas transexuais, além das já oferecidas para pessoas pretas e indígenas. Hoje discutimos como nós podemos incluir esses indivíduos e fazer projetos com os recursos que nós temos”, complementou a secretária.
À frente de um dos painéis, o presidente da SAP Labs Latin America, Dennison John, ressaltou que a relação com o poder público já havia rendido resultados por projetos anteriores e que o SAP Experience Day se tratava de uma retomada do relacionamento.
“Esse é um excelente momento para se reconectar com o governo do Estado, agora com uma secretaria tão focada na inclusão digital, equidade e diversidade, que são valores que carregamos também na SAP. Hoje apresentamos resultados de projetos que realizamos no mandato anterior, iniciativas da SAP Labs Latin America. Além disso, buscamos entender de que forma podemos contribuir nesse modelo de governo digital”, comentou John.
O executivo falou sobre os projetos desenvolvidos dentro da empresa, que visam trabalhar e ampliar a inclusão e a diversidade. Entre as ações, John destacou o Black Talent Attraction and Development Program, que objetiva elevar a equidade racial em todos os níveis e áreas da instituição, por meio de atração, desenvolvimento e retenção de profissionais negros. Ele também apresentou o Libras Connection, que proporciona aulas de libras para funcionários interessados, possibilitando a ambientação de profissionais com deficiência auditiva na SAP, e o Start Coding, que fornece certificação em linguagens de programação para estagiários com deficiências.
Os estagiários participam de um programa de formação de nove meses. Durante o curso, eles iniciam a prática na SAP e continuam no local com o objetivo de contratação futura.
Também foram abordadas soluções que colocam os pequenos empreendedores no centro, demonstrando como a SAP Labs Latin America faz coinovação com os clientes e empresas do ecossistema. Além disso, foram apresentados cases de sucesso e programas de inovação do laboratório. A transformação digital desses atores foi tema focal de uma das reuniões, que tratou das melhores formas de possibilitar o acesso a novas oportunidades e recursos. Com isso, o governo busca capacitar o pequeno empreendedor a competir em um cenário mais digitalizado e impulsionar o crescimento e sustentabilidade dos negócios.
Texto: Secom