FGTAS e Prefeitura de Venâncio Aires firmam Protocolo de Intenções

O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, reuniu-se com a vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, na última quinta-feira, 12 de maio. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenções.

O documento fortalece a parceria firmada entre a Fundação e a Prefeitura Municipal ao viabilizar uma nova sede para a Agência FGTAS/Sine, em um espaço mais amplo e com acessibilidade para melhor atender aos trabalhadores e empregadores. Atualmente, a unidade está situada na Rua Osvaldo Aranha, 1004, e oferece os serviços de intermediação de mão de obra, encaminhamento do benefício do seguro-desemprego, bem como promove ações do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

Durante a reunião, também foi apresentado, à vice-prefeita, o projeto Sine na Escola da FGTAS. O projeto leva informação sobre o mundo do trabalho a estudantes, a partir de 14 anos, de ensino médio e técnico, por meio de palestras ministradas por servidores da instituição nas salas de aula das redes municipal, estadual e federal. Divulga as formas de inserção no mercado de trabalho, com ênfase na importância da formalidade contratual e nas formas autônomas e empreendedoras de ocupação; orienta sobre a preparação de currículos e para entrevistas de emprego, bem como apresenta os programas e serviços oferecidos pela Fundação.

Ainda, na quinta-feira, o diretor-presidente, Rogério Grade, também reuniu-se com os servidores e os artesãos da Agência FGTAS/Sine e da Casa do Artesão de Venâncio Aires, respectivamente. Na oportunidade, os artesãos presentearam Grade e o coordenador da Agência, Cristiano Kaufmann, em agradecimento pelo apoio concedido ao PGA.

Grade também visitou, juntamente com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, os expositores da Casa que estão participando da Festa Nacional do Chimarrão. Na Fenachim, são expostas e comercializadas peças de madeira, tricô, crochê, macramê, patchwork, porongo (cuias e vasos), EVA (flores), entre outros. São produtos confeccionados por 15 artesãos da Casa. O evento segue até o próximo domingo, 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires.

Acompanharam as agendas o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti; os assessores da FGTAS, Carlos Henrique Maccarini, e da SMDET, Marcos Huttmann; e o coordenador da Agência FGTAS/Sine, Cristiano Kaufmann.