Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

FGTAS e OIM realizam capacitação para atendimento aos migrantes

Publicação:

Capacitação
Capacitação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, realiza em parceria com Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização Das Nações Unidas (ONU), nos dias 01 e 02 de outubro.

A capacitação é dirigida aos servidores da FGTAS que atuam nas Agências FGTAS/Sine e terá dois módulos de instrução. No dia 01, com o tema Integração Socioeconômica de Migrantes, foi abordado a importância do mundo do trabalho para a inclusão do migrante na sociedade. No segundo dia terá destaque a documentação do migrante e os processos de regularização migratória, bem como os documentos necessários para a contratação do migrante.

A qualificação dos servidores que atuam nas unidades de atendimento da Fundação é importante para o desenvolvimento das ações no acolhimento aos migrantes e encaminhamento ao emprego. Também servirá de preparação para as atividades que estão previstas para a Semana Estadual do Migrante que acontecerá de 18 a 24 de junho de 2023.

 

Parceria FGTAS e OIM

A parceria estabelecida entre a FGTAS e a OIM envolve cooperação nas ações relacionadas à inserção laboral e à integração social de migrantes e refugiados e ao projeto Oportunidades, que promove a integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação de vulnerabilidade no Brasil. A iniciativa viabiliza a realização de feirão de empregos, compartilhamento de dados e informações e capacitações para os servidores das Agências sobre documentação e integração de migrantes e refugiados

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social