FGTAS assina convênio com a Tractebel Energia
Publicação:

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), representada pelo diretor-presidente, Juarez Santinon, assinou convênio com a Tractebel Energia, na última quinta-feira, 28 de maio.
O documento prevê o cadastramento e a pré-seleção de candidatos a cursos de capacitação por parte da FGTAS, através das Agências FGTAS/SINE, em conjunto com os municípios de Bagé, Candiota e Hulha Negra. A capacitação profissional habilitará os participantes a concorrerem às futuras oportunidades de emprego geradas pela construção de uma usina termelétrica em Candiota, a UTE Pampa Sul.
As primeiras qualificações para candidatos às futuras vagas de emprego iniciam em junho. Os trabalhadores de Candiota foram selecionados pela Agência FGTAS/SINE sediada no município. No município de Bagé a seleção foi realizada pela Prefeitura. Com 80 participantes, os cursos de armador de ferragem e pedreiro iniciam no dia 1º de junho, em Candiota e Bagé, e serão ministrados pelo Senai. Já o curso de carpinteiro está previsto para iniciar no dia 29 de junho e conta com 40 trabalhadores. Há previsão de abertura de inscrições em outros cursos nos próximos meses.
Na fase inicial, está prevista a contratação de 120 trabalhadores nas áreas de pedreiro, carpinteiro e ferreiro. Desde o ano passado, a FGTAS está em tratativas com a Tractebel Energia para realizar a intermediação de mão de obra para a construção da UTE Pampa Sul.
Com investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão, a usina de 340 MW deve entrar em operação comercial em 2019. É uma obra da Tractebel Energia, empresa do grupo GDF SUEZ, que possui 27 usinas hidrelétricas, termelétricas e de fontes complementares no país.