FGTAS abre inscrições para artesãos participarem da Suinofest 2025, em Encantado
Publicação:

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), abre inscrições para artesãos interessados em expor e comercializar seus produtos na Suinofest, em Encantado.
As inscrições estão disponíveis até o dia 28 de maio e devem ser realizadas presencialmente nas Agências FGTAS/Sine das seguintes regiões:
Vale do Taquari: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia
Vale do Caí: Capela de Santana, Feliz, Montenegro, Salvador do Sul e São Sebastião do Caí
Vale do Rio Pardo: Candelária, Encruzilhada do Sul, Pântano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz
Os selecionados deverão estar disponíveis para viajar e arcar com seus próprios custos de transporte, hospedagem e alimentação. O evento ocorrerá nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho de 2025, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. Informações de contato de cada unidade podem ser consultadas no site: www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.
A seleção será feita por uma Comissão de Avaliação e Triagem, com base em critérios técnicos como: criatividade e originalidade, aplicação da técnica, qualidade e acabamento do produto, tradição artesanal, potencial de comercialização e valor estético
A lista preliminar dos selecionados será divulgada no dia 30 de maio, com a publicação da lista definitiva prevista para 03 de junho.
Realizada desde 1995, a Suinofest é um dos eventos gastronômicos mais tradicionais do país, reunindo milhares de visitantes com um cardápio farto e variado, valorizando a carne suína, impulsionando o comércio local por meio do Festival de Compras e atrações culturais e de lazer no Espaço Cultural.
O Programa Gaúcho do Artesanato, desenvolvido pela FGTAS, atua na profissionalização do artesão gaúcho por meio de políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. A iniciativa também emite a Carteira de Artesão, documento que garante isenção de ICMS, permite emissão de notas fiscais e exportações como pessoa física, além de acesso a feiras e exposições em todo o país.