Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

41ª Expoargs registra aumento de 11% nas vendas em comparação à edição de 2023

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A 41ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) contabilizou a comercialização de 25.999 peças, que somaram R$ 1.770.530,60 em vendas. O valor representa um aumento de 11% em comparação à edição de 2023. Promovida pela Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a maior feira de artesanato gaúcho foi realizada de 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Pavilhão do Artesanato, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a participação de 184 artesãos em 123 estandes.

Participaram da feira artesãos de 57 municípios gaúchos: Agudo, Alegrete, Alvorada, Ametista do Sul, Bagé, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caraá, Dois Irmãos, Esteio, Flores da Cunha, Gramado, Gravataí, Imbé, Lagoa Vermelha, Lajeado, Lavras do Sul, Lindolfo Collor, Marau, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Passo do Sobrado, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Segredo, Sertão Santana, Sobradinho, Tapes, Taquara, Torres, Tramandaí, Veranópolis, Viamão e Vila Flores.

Os expositores foram selecionados por meio de edital. A seleção envolveu o processo de triagem, que consistiu na avaliação dos produtos artesanais, observando os critérios de aplicação da técnica e qualidade do produto, estética, produto associado à cultura local, destaque técnico e referência à cultura popular.

PGA
A Expoargs é promovida anualmente, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da FGTAS, simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O Programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada ao Governo do Estado.

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social