Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Estabilidade marca taxa de desemprego na RMPA

Publicação:

Apresentação aconteceu na STDS
Estabilidade marca taxa de desemprego na RMPA - Foto: Sílvio Williams

A taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) continua estável, passando de 6,9% no mês de setembro para 7,0% em outubro. O número total de pessoas desempregadas foi estimado em 132 mil pessoas, apenas 1 mil a mais do que no mês anterior, conforme os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira (28), na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). 

Ocorreram retrações de 4,2% no nível ocupacional na construção, com a redução de 5 mil ocupados; e de  1,6% no setor de serviços, com menos 16 mil ocupados. A redução foi de 1,4% no comércio e na reparação de veículos automotores e motocicletas, com menos 5 mil ocupados. Enquanto isso, na indústria de transformação aconteceu um crescimento de 2,7%, com o acréscimo de mais 8 mil ocupados. A pesquisa também revelou decréscimo de 2,2%, com menos 23 mil pessoas, no setor privado, e de 1,4%, com menos 3 mil ocupados, no setor público.   

Entre as regiões metropolitanas pesquisadas, a de Porto Alegre ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Belo Horizonte que obteve uma taxa de desemprego total de 5,1%. Fortaleza ficou com 7,9%, São Paulo com 10,9%, Distrito Federal com 11,4%, Recife com 12,2% e Salvador com 18,6%. 

Os dados da PED foram apresentados pela supervisora da Pesquisa pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Irene Galeazzi, com a participação do presidente da Fundação, Heitor Gularte, o qual ressaltou“a qualificação de 68 mil trabalhadores no Rio Grande do Sul até o final deste ano, deverá contribuir para tirar as pessoas da situação de desemprego não apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre”. Também estiveram presentes as supervisoras  da Pesquisa pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), Dulce Vergara, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ana Paula Sperotto, e da representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Tatiana Denardi.  

A PED-RMPA é desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, através da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

 

 

 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social