Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Direção e equipe técnica da FGTAS realizam visita à Casa do Artesão de Porto Alegre

Publicação:

Divulgação
Divulgação

A diretora administrativa, Mirian Fonseca, e o diretor-técnico da FGTAS, Carlos Eduardo Prestes, realizaram uma visita à Casa do Artesão de Porto Alegre, na última sexta-feira, 14 de fevereiro.

Na oportunidade, foram avaliadas as ações necessárias à reabertura do segundo e do terceiro pavimento da Casa para a retomada das atividades administrativas e de formação e capacitação de artesãos em março. O primeiro pavimento, que sedia um espaço de comercialização, permanecerá fechado até a conclusão do processo de reforma e revitalização.

Situada na Avenida Júlio de Castilhos, 144, em Porto Alegre, a Casa foi atingida pelas enchentes de maio de 2024. No imóvel, funcionava a sede administrativa do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), uma loja e os cursos de artesanato. Era um espaço de exposição, comercialização e ponto de apoio e incentivo aos novos artesãos. Contava com a participação de mais de 120 famílias e atendia cerca de 2.000 pessoas entre artesãos, visitantes e turistas.

Acompanharam a visita a chefe de gabinete, Francieli Pompeo de Mattos; o assessor, Christian Kuhn; e os coordenadores do Departamento de Promoção e de Desenvolvimento Social (DPDS), Denis Costa; do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), Rodrigo Brandão; e do Departamento de Serviços da FGTAS, Rogério Anesi.

Reunião
Os coordenadores do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS), Denis Costa, e do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), Rodrigo Brandão, também reuniram-se, na última sexta-feira, com os integrantes da Comissão de Acompanhamento das Medidas de Reforma e Revitalização da Casa do Artesão, Paulino Everaldo, Silvia Santos e Helena Karlinsk.

A equipe da FGTAS reúne-se periodicamente com a comissão, composta por artesãos da Associação de Expositores da Loja da Casa do Artesão de Porto Alegre, para atualizá-los sobre o andamento do processo de reforma da Casa do Artesão .

As equipes técnicas da FGTAS e da Secretaria Estadual de Obras Públicas realizaram o processo emergencial de levantamento de danos, a vistoria do prédio e os pareceres técnicos de engenharia, bem como o projeto básico e executivo. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha incluiu a reforma da Casa no Plano Rio Grande, atribuindo prioridade de execução com o recebimento de selo estratégico aos encaminhamentos. A previsão é de que o processo licitatório e o início das obras ocorram no segundo semestre de 2025.

Divulgação
Divulgação

Plano Rio Grande

O Plano Rio Grande (Lei 16.134, de 24 de maio de 2024) é o programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o estado em 2024. Com ações de curto, médio e longo prazo, o plano atua em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e conjunto de medidas chamado Rio Grande do Sul do Futuro.

PGA
Desenvolvido pela FGTAS, o PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social