Desemprego em Porto Alegre registra menor taxa da história
Publicação:

A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira (27), apontou a menor taxa de desemprego de toda a história da Pesquisa, ficando com 6,1 %. Entre todas as Regiões pesquisadas, Porto Alegre foi a Capital que apresentou os menores índices: o número total de desempregados em outubro foi de 115 mil pessoas, dois mil a menos que o mês anterior.
A expectativa é que em dezembro o número reduza ainda menor. Nos principais setores de atividades analisados, houve um crescimento no nível ocupacional nos serviços, com mais oito mil ocupados e na construção, com mais mil trabalhadores. Na posição da ocupação, o destaque foi para o setor público, que apresentou um aumento de 3,9%, recebendo, assim, oito mil empregados no mês.
A PED é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e Secretaria do Planejamento, através da Fundação de Economia e Estatística (FEE), em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Fundação Seade de São Paulo, contando com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, e recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os resultados da PED-RMPA de outubro/2013 foram divulgados na Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, com as presenças do titular da pasta, secretário Luís Augusto Lara, do Ajunto, Edson Borba, do diretor Técnico da FGTAS, Rodrigo Ribas, além de representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Fundação de Economia e Estatística FEE, da Secretaria Municipal do Trabalho e da Prefeitura de Porto Alegre.