Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Curso de Pintura em Tela retoma atividades no Vida Centro Humanístico

Publicação:

Divulgação
Divulgação

Foram retomadas nesta terça-feira, 6 de agosto, as atividades do curso de Pintura em Tela, no Vida Centro Humanístico. O assessor, Christian Kuhn; o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa; e a chefe da Seção de Desenvolvimento Sustentável da FGTAS, Amanda Bernardo, acompanharam as atividades.

Com carga horária de 120 horas-aula, a capacitação é ministrada pelo Clube de Mães Morada da Colina. Iniciada em outubro de 2023, a capacitação é dividida em quatro módulos de 30 horas cada, que abordam conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos de pintura em tela com tinta acrílica e óleo. 

O grupo conta com 15 participantes e é composto por mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e chefes de família residentes na Zona Norte. Após a conclusão do curso, as participantes interessadas em obter a Carteira Estadual de Artesão serão submetidas ao teste de habilidade, que consiste na elaboração de uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, diante de funcionários da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).  

A Carteira viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. O documento é emitido pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) da FGTAS, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. 

Vida 

O Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania com ações de saúde, trabalho, lazer, educação, esporte e cultura na Zona Norte da Capital. É administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do RS. 

Texto: Jaíne Martins/Gabinete da Presidência da FGTAS 

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social