Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Conselho Estadual de Trabalho elege novo presidente

Publicação:

Divulgação
Divulgação

O representante da FIERGS, Guilherme Scozziero Neto, foi eleito novo presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Rio Grande do Sul (CTER/RS), como representante da bancada dos empregadores. A posse ocorreu durante a reunião realizada nesta quarta-feira, 15, na sede da FGTAS.

Com caráter deliberativo, o Conselho tem a finalidade de elaborar, propor, acompanhar e avaliar políticas públicas de emprego, principalmente, as financiadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). É composta por 18 membros, distribuídos em três bancadas: dos trabalhadores, dos empregadores e a governamental. O mandato de cada representante é de três anos, sendo permitida uma recondução, e o de presidente é de doze meses, exercido em sistema de rodízio entre as bancadas.

Na ocasião, foi apresentado e aprovado o Relatório de Gestão Plano de Ação e Serviços - PAS 2022. A Luciana Anversa, integrante do Grupo de trabalho que elaborou o relatório, apresentou os dados referentes a execução física e financeira do PAS. Nas Agências FGTAS/Sine foram captadas 125.870 vagas e inscritos 80.902 trabalhadores. As ações de maior relevância realizadas nas agências foram: Ação Mulher (março), 3ª Semana do Migrante (junho), Ação Jovem (agosto) Dia D (agosto) e Sine na Escola.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Neviton Nomberg,; da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, Aline Elesbão; da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Bruna Dalcin;  da Força Sindical, Claudio Luís Correa da Silva e Marcelo Avencurt Furtado; Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do RS(FETAR), Ségio Poletto e Juliana Oro Fagundes; da União geral de Trabalhadores (UGT) Norton Jubelli da central Geral dos Trabalhadores, Eder Pereira da Silva; da Central Única dos Trabalhadores, Maria Helena de Oliveira, da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Alvaro Moreira, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul( FEDERASUL), Gustavo Cassarin, e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (FECOMERCIO) Marcia Duarte.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social