Comissão Tripartite e Paritária de Emprego reuniu-se nesta quarta-feira

A Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do Rio Grande do Sul (CTPE/RS) reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, na sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A reunião foi presidida pela representante da bancada dos trabalhadores, Maria Helena de Oliveira, e contou com a participação do representante da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) e diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade.

Na ocasião, a coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho (DRMT) da FGTAS, Ana Rosa Fischer, apresentou o relatório de atendimento das Agências FGTAS/Sine referente ao primeiro semestre de 2019. No período, foram atendidos 631.765 trabalhadores, oferecidas 38.813 vagas de emprego e encaminhadas 188.457 solicitações de seguro-desemprego e 96.204, de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Durante a reunião também foi apresentada a Comissão Municipal de Emprego de Esteio, formada por Greice Gallas (presidente), Jonas Loss (vice-presidente), Suellen Viegas (secretária-executiva) e Rafael Bissolotti. A integrante da comissão e coordenadora da Agência FGTAS/Sine de Esteio, Suellen Viegas, explanou, ainda, sobre o Sistema Integrado de Trabalho, Renda e Oportunidade (Sitro) da Prefeitura Municipal de Esteio, que identifica as principais carências de mão de obra das empresas da cidade e da região e oferece, pelo menos uma vez por mês, capacitações a quem tiver interesse em se candidatar a vagas nessas áreas. A seleção dos participantes utiliza os currículos disponíveis no banco de oportunidades da Agência FGTAS/Sine de Esteio.

A reunião contou com a participação dos representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS), David Jacob Almeida; da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Alberto Marcos Nogueira; da Secretaria da Educação (Seduc), Alda Bisso; da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Eder Pereira da Silva; da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Ademir Monteiro; da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Fabio Cesar Muller Vieira; e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio-RS), Márcia Duarte.