Casa do Artesão de Caxias do Sul realiza oficinas de artesanato típico
Publicação:

A Casa do Artesão de Caxias do Sul está participando do Projeto Cultura Artesanato de Origem - Resgate de Técnicas, onde são oferecidas oficinas de frivolité; tricô circular e fibra vegetal - palha de trigo. Cerca de 50 artesãos estão inscritos nas aulas, que iniciaram no dia 15 de julho e vão até o dia 18 de agosto. O curso é ministrado por artesãs da própria comunidade com experiência na confecção das peças.O Projeto, parceria entre a Agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul/Casa do Artesão, Prefeitura Municipal e Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem o objetivo de resgatar as origens da cultura artesanal da colônia italiana.
O Programa Gaúcho do Artesanato, desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, tem por missão incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão. Busca também a qualidade do produto artesanal e a abertura de espaços para a comercialização da produção artesanal.
O Programa faz o cadastramento do artesão, fornecendo a Carteira do Artesão, que permite o reconhecimento como profissional autônomo, possibilitando contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas, com a isenção do ICMS, obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.