Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Carteira de Trabalho Digital

Descrição

Você não precisa mais da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física para ser contratado.
As anotações agora são feitas eletronicamente pelas empresas, através do eSocial, e disponibilizadas no Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: http://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital
A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Pré-Requisitos

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

A partir de 13 de dezembro de 2019, a emissão do documento será efetuada somente por meio digital.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link: Carteira de Trabalho Digital: http://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade promove a agilidade na solicitação do documento e o acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho, através da integração de diversos bancos de dados do Governo Federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Com a Carteira de Trabalho Digital habilitada pelo trabalhador, basta apresentar o número de CPF para que a empresa o contrate. Não será mais necessária a apresentação da CTPS física (caderninho azul).

Os benefícios da Carteira de Trabalho Digital serão:

- o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

- a agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

- a integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Etapas para realização do serviço

Aplicativo CTPS Digital

Documentos Necessários

CPF

Prazo

Imediato

Quanto custa?

Gratuito

Onde Fazer?

Acessar aplicativo CTPS Digital

. No aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível consultar o andamento da solicitação.

OUVIDORIA

. Atendimento

. Chat site da FGTAS

. Fale Conosco

Período de Prestação

Permanente

E-mail

fgtas@fgtas.rs.gov.br

Tempo de Espera

Imediato

Links relacionados

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social