Capão da Canoa sedia 1º Seminário Regional de Artesanato

Capão da Canoa sedia o 1º Seminário Regional de Artesanato – Artesão em Foco, nesta terça-feira, 20 de novembro, das 8h às 17h, na Casa de Cultura Érico Veríssimo. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site da FGTAS (http://www.intranet.fgtas.rs.gov.br) ou, pessoalmente, na Agência FGTAS/Sine de Capão da Canoa (Rua Peri, 1766).

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

8h – Credenciamento e coffee break

9h – Abertura oficial

9h30 – Painel sobre Empreendedorismo com o Núcleo da Mulher Empresária da ACICC

10h – Painel O artesanato, suas legislações e sua contribuição para os municípios com a coordenadora do PGA, Marlene Garcia, e a representante do Escritório Central da Emater/RS – Ascar de Porto Alegre, Ivanir dos Santos

10h30 – Painel Design e artesanato: organização do ponto de venda: feiras e Casas do Artesão com a designer de produto Fernanda Sklovscky

11h – Painel Previdência Social O artesão frente a previdência social com a gerente da Agência do INSS de Osório, Luciane Bothomé

11h30 – Painel Marketing com o coach Joel Maciel

12h – Intervalo para almoço

14h – Oficinas de artesanato

17h – Encerramento

O seminário objetiva discutir a profissão de artesão, estimular a formação de grupos de produção, impulsionar a comercialização e contribuir para a qualificação, atualização e valorização do artesão e de sua produção.

O evento é realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) desenvolvido pela Agência FGTAS/Sine de Capão da Canoa, Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, através das Secretarias do Turismo, Indústria e Comércio e de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária; e conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Prestadora de Serviços de Capão da Canoa (ACICC) e da Emater/RS

PGA

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela FGTAS, o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.