Artesãos de Caxias do Sul visitam Mega Feira de Artesanato em São Paulo
Publicação:

Mais de 35 artesãos de Caxias do Sul, acompanhados pela técnica da FGTAS, responsável pela Casa do Artesão do município, Rosane Souza Devens, visitaram a Mega Feira de Artesanato, de 22 a 25 de julho, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.
“O evento trouxe conhecimentos e novas informações aos artesãos. Na feira, eram comercializadas peças artesanais confeccionadas com escama de peixe, bordado, crochê e pinturas em geral”, contou Rosane Devens, que trabalha há 35 anos na FGTAS, dos quais 22 anos exclusivamente com artesanato.
Em Caxias do Sul, a Casa do Artesanato foi fundada no dia 10 de junho de 1999, junto ao Sine. No dia 10 de dezembro de 2010, mudou-se para a Av. Júlio de Castilhos, 2555, onde atende ao público das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia. 75 artesãos expõem produtos como tricô, crochê, pintura e patchwork na loja. No ano passado, foram comercializados mais de R$ 100 mil em produtos. Este ano, já foram contabilizados quase R$ 40 mil em vendas até junho.
“A Casa é um espaço em que os artesãos podem divulgar e vender peças artesanais. A localização central também favorece a movimentação de público na loja”, destacou Rosane.
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. São 43.225 artesãos ativos no programa e 23 Casas e/ou Lojas do Artesão em todo o Estado.