Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Início do conteúdo

Artesãos de Capão da Canoa participam do Festival de Folclore em São Paulo

Publicação:

Artesãos gaúchos expõem no Festival do Folclore em São Paulo
Artesãos de Capão da Canoa participam do Festival de Folclore em São Paulo

Artesãos vinculados ao Programa Gaúcho Artesanato (PGA) estarão comercializando seus produtos no 48º Festival de Folclore de Olímpia, que acontece entre os dias 19 e 30 de julho, em São Paulo.  No evento, que neste ano faz homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul, os artesãos gaúchos vão expor artigos em escama de peixe, fibra de bananeira e peças em patchwork.

Paralelamente ao Festival, acontece o 23º Concurso de Artes, onde serão enviadas 11 obras gaúchas para participar do concurso nas seguintes modalidades: pintura, fotografia, poesia, artesanato e escultura. Segundo a coordenadora do PGA de Capão da Canoa, Celina Murliki, o artesanato gaúcho estará muito bem representado com essas obras de arte, além dos cinco Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que estarão representando o Estado na modalidade de danças tradicionais.

A participação dos artesãos foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Prefeitura Municipal, que tem por finalidade promover a divulgação e comercialização de produtos artesanais através da participação deste público em feiras e exposições.

O PGA é administrado pela FGTAS, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Possui abrangência estadual, através das Agências FGTAS/Sine e das Casas do Artesão, e é responsável pelo registro do produtor artesanal: a Carteira de Identidade do Artesão, que lhe garante isenção de ICMS na venda de seus artigos, oferece a possibilidade de contribuição à Previdência Social, além de participar de exposições e feiras e de emitir nota fiscal.  

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social