Artesãos de Capão da Canoa participam do Festival de Folclore em São Paulo
Publicação:

Artesãos vinculados ao Programa Gaúcho Artesanato (PGA) estarão comercializando seus produtos no 48º Festival de Folclore de Olímpia, que acontece entre os dias 19 e 30 de julho, em São Paulo. No evento, que neste ano faz homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul, os artesãos gaúchos vão expor artigos em escama de peixe, fibra de bananeira e peças em patchwork.
Paralelamente ao Festival, acontece o 23º Concurso de Artes, onde serão enviadas 11 obras gaúchas para participar do concurso nas seguintes modalidades: pintura, fotografia, poesia, artesanato e escultura. Segundo a coordenadora do PGA de Capão da Canoa, Celina Murliki, o artesanato gaúcho estará muito bem representado com essas obras de arte, além dos cinco Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que estarão representando o Estado na modalidade de danças tradicionais.
A participação dos artesãos foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Prefeitura Municipal, que tem por finalidade promover a divulgação e comercialização de produtos artesanais através da participação deste público em feiras e exposições.
O PGA é administrado pela FGTAS, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Possui abrangência estadual, através das Agências FGTAS/Sine e das Casas do Artesão, e é responsável pelo registro do produtor artesanal: a Carteira de Identidade do Artesão, que lhe garante isenção de ICMS na venda de seus artigos, oferece a possibilidade de contribuição à Previdência Social, além de participar de exposições e feiras e de emitir nota fiscal.